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Audiência Pública discutirá criação de área de proteção ambiental

A Prefeitura de Bandeirantes convida a população para a audiência pública que discutirá a criação de uma Área de Proteção Ambiental no município, que acontece no dia 9 de março, a partir das 15h, na Câmara de Vereadores.

A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação da fauna e da flora ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais. O objetivo principal de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, através da orientação, do desenvolvimento e da adequação das várias atividades humanas às características ambientais da área.

Prefeito decreta ponto facultativo referente ao feriado de Carnaval

O prefeito Álvaro Urt decretou ponto facultativo nos dias 12 e 14 de fevereiro, segunda e quarta-feira da próxima semana, devido ao feriado nacional de Carnaval que será na terça (13). Os órgãos públicos retornarão os atendimentos na quinta-feira (15).

Segundo o decreto, não serão interrompidos os serviços de coleta de lixo, plantões operacionais da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), bem como todas as unidades de saúde consideradas essenciais, como o Hospital,

Eventos esportivos marcam o mês de fevereiro em Bandeirantes

Muita diversão e lazer prometem agitar o mês de fevereiro em Bandeirantes, isso por muitos eventos esportivos acontecem na cidade durante este mês. São realizações da Prefeitura, através da Fundação de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo.

No dia 17 de fevereiro, começa a Copa Bandeirantes de Futebol de Campo, no estádio Ananias Ferreira dos Santos, com premiação de R$1.200 em dinheiro. As inscrições estão abertas para quem quiser participar. Nos dias 17 e 18 também acontece o campeonato de vôlei de areia e basquete 3×3.

No dia 21 de fevereiro, chega a vez do Metropolitando 2018 de futsal na categoria adulto masculino.E nos dias 23, 24 e 25 o Circuito de Laço Comprido chega até Bandeirantes trazendo diversão para os amantes deste esporte.

Informações e inscrições pelos telefones (67) 99646.9127 e pelo (67) 99645.2709.

EM Leontina Luciana da Silva passará por ampliação e reforma

Com 33 anos de fundação e aparente estado de má conservação, a Escola Municipal Leontina Luciana a Silva passará nos próximos dias por uma reforma e serão construídas mais duas salas para  melhor atender a comunidade escolar.

Serão substituídos os vidros quebrados das janelas, as telhas quebradas que estão causando muita infiltração no prédio e a tela e portões, que fazem a segurança da escola, serão substituídos por muro.

Além disso, haverá a instalação de uma caixa d’água com maior capacidade para melhor atender as necessidades da escola, pois hoje é necessário usar uma caixa extra para acúmulo de água para limpeza da escola.  

A última reforma da EM Leontina foi no de 2009, quando foi construída a sala de recursos midiáticos. No início de 2017 foram feitos alguns pequenos reparos para que pudesse iniciar o ano letivo.

“Faremos uma reforma do mesmo padrão da escola Patotinha. E as duas novas salas serão usadas para o quinto ano, aumentando assim a capacidade da escola” explicou o secretário de Educação, Marcos Paschoalim.

Ainda esta semana, no dia 9, haverá o processo licitatório para a contratação da empresa que fará a reforma. O início da obra está previsto para a segunda quinzena de fevereiro e com 30 dias para execução.

 

 

 

Prefeito recebe convocadas do processo seletivo simplificado

O prefeito Álvaro Urt recebeu na manhã desta segunda-feira (5) as quinze aprovadas na sétima convocação do processo seletivo simplificado de 2018, para preenchimento de vagas temporárias do quadro de pessoal da Prefeitura.

Nesta convocação, as aprovadas atenderão as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e já foram encaminhadas para os locais aonde desempenharão suas funções, sendo elas assistentes sociais, inspetoras de alunos, pai/mãe social, merendeiras, agentes sociais, atendentes infantis e serviços gerais.

“Espero que todas possam dar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do município, porque cada colaborador é importante. Desejo que vocês tenham muitas alegrias e boa sorte em seus postos” disse o prefeito.

O último concurso realizado em Bandeirantes foi no ano de 2012 e todos os aprovados
foram convocados e empossados conforme à necessidade da época e mesmo com o provimento de pessoal pelo concurso público, muitos já pediram exoneração, tornando os postos de trabalho deficitário, agravando-se nesse período com aposentadorias, sem substituições.

Os secretários de Administração, Edson Domingos; de Assistência Social, Maria Venância; e de Educação, Marcos Paschoalim, também recepcionaram as convocadas.

Aprovados em processo seletivo da Secretaria de Educação tomam posse

Na última sexta-feira (2), os aprovados no processo seletivo de cadastro de professores temporários da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram empossados e recebidos pelos prefeito Álvaro Urt e os secretários de Administração, Edson Domingos, e de Educação, Marcos Paschoalim.

Em seguida, os aprovados foram encaminhados para as suas respectivas escolas para que, junto com os diretores e coordenadores, possam organizar o início das aulas.

Desde o início de 2018, a Prefeitura de Bandeirantes está substituindo os funcionários contratados por aprovados em processos seletivos simplificados e os mesmo são chamados conforma a necessidade da Prefeitura.

 

Prefeitura estabelece planta base de 9,22% para cobrança de IPTU

A Prefeitura de Bandeirantes estabeleceu o valor da planta base para lançamento e cobrança do IPTU (Importo Predial e Territorial Urbano) em 9,22% aplicando o índice acumulado de IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), valendo a partir de 1º janeiro de 2018. Este valor será usado para lotes urbanos com suas edificações.

Para definir o valor do IPTU, as prefeituras fazem um estudo da localização, acabamento e antiguidade dos imóveis de uma determinada região e estabelece uma Planta Genérica de Valores ou planta base, contendo o valor do metro quadrado de uma região.

Os valores da Planta Genérica de Bandeirantes está disponível no Diário Oficial do dia 15 de dezembro de 2017, na página 2.

“O cidadão que pagou, por exemplo, 200 reais de IPTU no passado, pagará 218 reais este ano. Isso porque apenas corrigimos os dois anos em que não foi feita a atualização da planta base, fizemos apenas o reajuste da inflação de 9,22% para que a receita do município não fique defasada” comentou o prefeito Álvaro Urt.

A cobrança do IPTU é determinada pelo Artigo 156 da Constituição Federal, onde o dinheiro arrecadado é usado para custear despesas municipais, como obras de infraestrutura, saneamento, educação, saúde, segurança e entre outros investimentos, revertendo em qualidade de vida para a população.

Confira os dias de coleta de lixo em seu bairro

Desde o ano passado, o município de Bandeirantes conta com o programa Lixo Zero que definiu a coleta de resíduos sólidos de segunda a sábado, nos dois turnos, para melhor atender à população. O cronograma ficou definido da seguinte forma:

  • na segunda-feira é atendido o Centro da cidade pela manhã e os bairros Vila Nova, Silvino de Barros e Cohab 1 e 2 a tarde;
  • na terça-feira é a vez dos bairros Nova Bandeirantes e São Pedro pela manhã e o Centro da cidade a tarde;
  • na quarta-feira pela manhã nos bairros Vila Nova, Silvino de Barros e Cohab 1 e 2 e a tarde no bairro Nova Bandeirantes;
  • na quinta-feira o Centro é atendido pela manhã e os bairros Vila Nova, Silvino de Barros e Cohab 1 e 2 a tarde;
  • na sexta-feira a coleta passa nos bairros Nova Bandeirantes e São Pedro pela manhã e no Centro da cidade a tarde;
  • e no sábado no bairros Vila Nova, Silvino de Barros e Cohab 1 e 2 pela manhã e no Centro a tarde.

Os horários definidos pela Secretaria de Obras para evitar o sol mais quente foram das 4h às 10 e das 16h às 22h, com isso, além de zelar pela saúde dos colaboradores da coleta, evita-se o acúmulo de lixo nas ruas cidade, que pode entupir bueiros, causar mau cheiro e atrair animais prejudiciais a saúde da população.

“Contamos com a colaboração da população em ficar atenta aos dias que o caminhão passa em seu bairro, para não ficar lixo jogado nas ruas. Estamos zelando pela qualidade de vida de todos nós” comentou o prefeito Álvaro Urt.

Time de Bandeirantes se classifica para quartas de final no Dracena Cup

O time Juventus Projeto de Bandeirantes, na categoria 2007, se classificou para as quartas de final no campeonato Dracena Cup Internacional de Futebol, que acontece em São Paulo até o dia 16 de janeiro. As categorias 2000 e 2003 também disputam, neste sábado (13), a classificação.

O Juventus Projeto é um dos times do projeto “Bom de Nota Bom de Bola” desenvolvido pela Prefeitura de Bandeirantes, através da Diretoria de Esportes.

No Dracena Cup Internacional estão competindo 120 atletas, representando sete estados de três países diferentes e é uma parceria entre a WM Show de Bola e a Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

Serão premiados os três melhores colocados de cada categoria com troféu e medalha. O quarto colocado receberá medalha.

Projeto Patrulha Mirim pode ser desenvolvido na EE Ernesto Solon Borges

Uma reunião entre o prefeito Álvaro Urt, o secretário de Educação, Marco Antônio Paschoalim, e o diretor da Escola Estadual Ernesto Solon Borges, Afonso Nunes, pode resultar na cedência do prédio da escola para o desenvolvimento do projeto Patrulha Mirim em Bandeirantes.

O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul que tem o objetivo de integrar a sociedade e a polícia, aproximando os jovens- – de 9 a 17 anos – e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura da paz, o esporte e o lazer. Proporciona aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas utilizando-se da disciplina militar.

No ano passado, o prefeito Álvaro recebeu a visita da tenente da Policia Militar, Fátima Inês, que apresentou o projeto e solicitou a parceria com a Prefeitura.

Agora, a solicitação será encaminhada para o setor de Assuntos Jurídicos da Prefeitura para que seja feita a parceria.