Site

Para fomentar a inclusão produtiva, Empreenda Hoje promove capacitações gratuitas em Bandeirantes

FOTOGRAFO Eduardo Barem 67-91651088

Realizado pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Funtrab-MS, o evento levou conhecimento sobre empreendedorismo e oportunidades de negócio

Em torno de 130 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na noite dessa quinta-feira (25), na Escola Municipal Leontina Luciana da Silva, em Bandeirantes. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com o prefeito de Bandeirantes. Gustavo Sprotte, essa é mais uma ação realizada pelo Cidade Empreendedora que tem o intuito de levar conhecimento, apoiar o comércio local, e contribuir com a qualificação de pessoas para o mercado de trabalho. “Temos a parceria com o Sebrae desde 2021 e ela tem sido muito importante. Nesses últimos anos, percebemos que o empreendedorismo, a agricultura e os pequenos negócios cresceram muito, através dos cursos, palestras e capacitações que são realizadas aqui. O programa tem trazido novas ferramentas para promover o desenvolvimento da cidade e o Empreenda Hoje é mais uma delas para fomentar oportunidades de emprego e fortalecer a nossa economia”, destacou o líder do executivo.

Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, o Empreenda Hoje é uma grande entrega do programa Cidade Empreendedora para o município. “Fizemos uma série de capacitações para quem quer se recolocar no mercado de trabalho ou uma nova oportunidade de geração de renda, contemplando o eixo escolhido por Bandeirantes, o ‘Cidade Inclusiva’. Inclusive temos mulheres empreendedoras expondo seus trabalhos através de uma feira de negócios. O Sebrae age como um agente articulador entre os parceiros locais, promovendo iniciativas que trazem desenvolvimento para a economia local”, pontuou.

Conforme o diretor executivo da Funtrab-MS, Paulo Machado, essa atuação é importante para trazer oportunidades para a população de Bandeirantes e apoiar os empreendedores locais. “Para nós é um privilégio trazer qualificações para que as pessoas possam empreender, além de proporcionar mão-de-obra qualificada para os pequenos negócios locais. O programa MS Qualifica tem esse propósito, fazer com que o empresário tenha acesso às ferramentas necessárias para implementar seus negócios”, ressaltou o diretor executivo.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento e Turismo de Bandeirantes, Guida Prado, a iniciativa é de grande relevância para Bandeirantes, principalmente, por trazer mais conhecimento para as pessoas. “O Empreenda Hoje é mais uma iniciativa que promove o desenvolvimento da população, através de cursos de palestras, qualificando a mão-de-obra e gerando melhores oportunidade de emprego e renda”, destacou a secretária.

Durante a abertura do Empreenda Hoje, a Prefeitura Municipal recebeu do Sebrae mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora: o Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Bandeirantes como a cidade do “Santuário dos Viajantes”. O documento foi confeccionado em conjunto com a sociedade para consolidar a imagem que o município deseja passar para quem é de fora atraindo novos investimentos para a cidade. A marca territorial destaca a localização estratégica do município, que é atravessada pela BR-163, gerando um intenso fluxo de visitantes e passantes, além de remeter às festividades locais e ao santuário de Nossa Senhora Aparecida presente em Bandeirantes.

Além de representantes das instituições que realizam o evento, estiveram presentes na solenidade lideranças locais, como a coordenadora dos estagiários da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Bandeirantes, Rosemary Luiz Pereira; a secretária municipal de Assistência Social, Maria Eduarda Araújo de Souza; e o diretor da Rede de Emprego e Atendimento ao Trabalhador (Funtrab), Luiz Eduardo Ferreira Rocha.

Empreendedorismo Feminino

Empreendedoras receberam
Empreendedoras receberam certificado de capacitação realizada pelo Sebrae

Na abertura do Empreenda Hoje, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Bandeirantes por meio dos cursos de gastronomia. O grupo também recebeu um “kit semente” – quantia em dinheiro viabilizada para que cada uma tenha recurso para iniciar um negócio.

Ao todo, oito mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda. Uma das participantes é empreendedora de moda íntima, Zilda Teixeira Weis, que trabalhava como vendedora de lingerie há 14 anos e ressalta que antes da metodologia das três fases não sabia o que era ser uma empreendedora, “Só tenho que agradecer ao Sebrae. Durante todo o processo eu aprendi a precificar, comprar os produtos e acreditar no meu potencial. Hoje confio no meu trabalho, meu lucro aumentou, eu acredito que o empreendedorismo em parceria com o Sebrae é uma grande oportunidade de crescimento”, destacou.

Qualificação profissional e oportunidades

O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Técnicas de entrevista e elaboração de Currículo” e “Soft Skills Estratégias: a diferença no mercado de trabalho”. Além das palestras “Gestão do tempo, inteligência emocional e comunicação” e “Relacionamento pessoal, interpessoal e ética”.

Ellen Barbosa Allen, participou de uma das oficinas para aprender mais sobre técnicas de entrevista e como elaborar um currículo, ela explica que oportunidades de obter conhecimentos como esse são essenciais para quem nunca trabalhou. “Preciso de um emprego e essa é a oportunidade de aprender a apresentar minhas habilidades e saber como me comportar em uma entrevista de emprego. Espero que após toda essa aula eu consiga uma colocação no mercado de trabalho”, comentou.

Já Marinalva Maria da Silva, cuidadora social, participou da palestra “Relacionamento pessoal, interpessoal e ética”, e entende que esse tema é importante para todas as profissões. “Quem trabalha com pessoas é fundamental saber se relacionar bem e esse tema agrega tanto a minha vida profissional, quanto pessoal”, frisou.

Além de participar das capacitações, quem foi ao evento também pode visitar a Feira de Negócios que expôs produtos dos empreendedores locais. Uma das participantes foi Lilian Cristina Pires Gomes. Ela contou que, atualmente, grande parte da sua renda vem da venda dos seus queijos e pimentas. “Eu trabalhava como diarista, vendia um queijo aqui, outro ali, não tinha lucro nas minhas vendas e muitas vezes tinha até prejuízo. Após a qualificação do Sebrae aprendi a valorizar o meu trabalho, conquistar os clientes e desta forma as vendas aumentaram”, conta.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 

 

Agência Sebrae

Fotos: Eduardo Barem

Previsão para o final de semana é de tempo seco e quente em Bandeirantes

Nesta sexta-feira (26) a previsão é de temperaturas altas e baixa umidade do ar, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a umidade pode chegar a apenas 25%. O calor também continua com máxima de 37º e mínima de 21º.

Para o final de semana às condições climáticas ficam inalteradas, com calor e tempo seco. A temperatura máxima para amanhã (27) fica em 37º e a mínima 23º. No domingo (27) a máxima prevista é de 36º e a mínima 24º.

Os institutos meteorológicos alertam para os cuidados com o corpo devido ao calor combinado com a umidade baixa, recomenda-se ingerir bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

Ricardo Maia / Asscom

Agenda: Empreenda Hoje acontece nesta quinta-feira em Bandeirantes

Promovido pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Funtrab-MS, evento leva capacitações gratuitas para a população

Para conectar quem deseja ingressar no mercado de trabalho aos pequenos negócios locais que necessitam de mão de obra qualificada, além de levar conhecimento para empreendedores que querem melhorar a empresa e pessoas que sonham em abrir o próprio comércio acontece hoje (25) o Empreenda Hoje. Com capacitações gratuitas, a ação será das 17h às 22h, na Escola Municipal Leontina Luciana da Silva.

Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e conta também com o apoio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, que leva cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho, fornecendo profissionais qualificados para atender às necessidades das empresas locais.

A abertura do Empreenda Hoje está prevista para às 17h com a presença de autoridades e lideranças locais. Com ampla programação, o evento traz atendimentos para os interessados com orientações levadas pelo Sebrae, Funtrab e instituições parceiras, além de uma Feira de Negócios com a participação de empreendedores locais que irão expor os produtos para a comunidade.

Na data, o evento traz quatro palestras gratuitas aos participantes que abordam as seguintes temáticas: “Técnicas de entrevista e elaboração de currículo”; “Soft skills estratégicas: A diferença no mercado de trabalho”; “Gestão do tempo, inteligência emocional e comunicação”; e “Relacionamento pessoal, interpessoal e ética”.

Durante o Empreenda Hoje, também serão realizados atendimentos para os interessados com orientações levadas pelo Sebrae, Funtrab e instituições parceiras. Mais uma atração do evento é a Feira de Negócios com a participação de empreendedores locais que irão expor os produtos para a comunidade.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 

Serviço:

Empreenda Hoje em Bandeirantes

Data: 25/04/2024 (quinta-feira)

Horário: 17h às 22h

Local: Escola Municipal Leontina Luciana da Silva – Rua Afonso Pena, nº 355, Silvino de Barros

 

 

Agência Sebrae

Previsão para a quinta-feira indica tempo estável e com muito calor em Bandeirantes

Nesta quinta-feira (25) o tempo vai permanecer estável com sol e poucas nuvens, a umidade continua baixa devido a um sistema de alta pressão atmosférica, por isso, o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) adverte para se ingerir bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a mínima prevista para hoje é de 20º e a máxima de 36º.

Ricardo Maia / Asscom

Alunos do CMEI levam conscientização sobre a dengue para a população de Bandeirantes

As crianças e os adolescentes são a faixa etária com maior índice de hospitalização causadas pela dengue, imunização está disponível na Rede Municipal de Saúde de Bandeirantes

Os alunos da professora Fabiane Figueiredo, do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professor Railson Ferreira dos Santos já aprenderam o que muitos adultos ainda insistem em ignorar, a prevenção e, agora, a vacinação são os melhores remédios para diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypt e evitar casos graves de dengue. E, como conhecimento não foi feito para guardar, as crianças saíram às ruas, levando informações sobre os cuidados necessários para evitar que Bandeirantes entre no mapa das cidades com alta incidência de dengue no estado.

Segundo os dados divulgados hoje (24) pelo Boletim Epidemiológico da Secretária Estadual de Saúde (SES) em Mato Grosso do Sul já foram confirmados 6.578 casos da doença e existem outros 14.630 casos em investigação, o total de óbitos chega a 15. Apesar dos números terem diminuído em relação a 2023 a preocupação ainda é grande pois não existe um remédio específico para tratar a doença. O município com maior número de casos proporcionais à população é Coronel Sapucaia, com 1.596 casos.

Terreno sem limpeza pode se transformar em criadouro do Aedes aegypt

As crianças puderam conhecer essa realidade de perto, durante a caminhada passaram por terrenos sujos com entulhos e lixo, água parada e alguns focos do mosquito. A professora Fabiane destaca que só com a conscientização da população é possível diminuir a incidência da doença. “É preciso conhecer e propagar informações e foi isso que fizemos no projeto. As crianças entenderam e se tornaram agentes de mobilização, tanto nas suas famílias como na comunidade”.

Os alunos também visitaram o ESF (Estrutura de Saúde da Família) Ciro Abdo e tiveram a oportunidade de receber informações da equipe médica sobre os sintomas da doença e de como são feitos os atendimentos. O projeto “Fora Dengue” contou ainda com a participação e auxílio da diretora do CMEI, Lourdes Giongo, da coordenadora Pedagógica Adriane Nogueira, da professora Silvia Alvino e das assistentes Fabrina Martinez e Lidiane Vidal.

Vacinação ampliada

Outro aliado importante para se evitar casos graves da doença é a vacinação, e a Secretária Municipal de Saúde ampliou o público para imunização, agora crianças, à partir dos 6 anos, já podem receber as doses. A medida, indicada pelo Ministério da Saúde, começou a valer na semana passada e as doses estão disponíveis nas ESFs (Estrutura de Saúde da Família) Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo.

A vacina aplicada é a Qdenga produzida pelo laboratório japonês Takeda. O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de 90 dias.

 

 

Ricardo Maia / Asscom

 

 

 

 

 

 

 

 

Previsão para quarta-feira é de calor e baixa umidade do ar em Bandeirantes

O calor continua nesta quarta-feira (24) em Bandeirantes, a previsão indica temperatura alta com céu claro e tempo seco. Não há previsão de chuva, segundo o Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) isso se deve à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que vai manter a umidade baixa até pelo menos a semana que vem.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica temperatura máxima de 36º, com mínima de 20º.

Ricardo Maia / Asscom

 

Bandeirantes marca presença no WTM Latin America, encontro internacional de turismo

Evento internacional com o foco no setor foi realizado em São Paulo e, ao todo, representantes de 13 municípios do Estado estiveram presentes

Gestores públicos de 13 municípios sul-mato-grossenses e empreendedores do trade turístico de diferentes cidades do Estado puderam fazer networking e ter contato com oportunidades de inovação e desenvolvimento setorial durante participação na feira internacional do turismo WTM 2024, realizada em São Paulo. A caravana, composta por 15 gestores e 20 representantes do setor privado, foi organizada pelo Sebrae/MS. O evento reuniu mais de 40 países e mais de 600 expositores, nesta semana, entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte.

O analista técnico do Sebrae/MS, Danilo Azevedo, acompanhou a caravana e explicou a relevância da iniciativa para fomentar o turismo como ferramenta para o desenvolvimento dos territórios. “O engajamento do trade turístico gera um efeito multiplicador para o desenvolvimento dos municípios do MS uma vez que os empresários dos pequenos negócios terão oportunidade de divulgar seus produtos e serviços, expandir sua rede de contatos e encontrar oportunidades que vão impulsionar seus negócios. Isso se traduz em aumento do fluxo de turistas, geração de emprego e renda, e fortalecimento da economia local”, detalhou.

Encontro com o embaixador do Chile Sebastián Dapolo Cabrera

Para a agente de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Bandeirantes, Elaine Montagna, o evento foi uma ótima oportunidade para mostrar a cidade para pessoas de diversos países. “Temos muitos atrativos que outros países não têm, fiquei muito feliz em representar nossa cidade e apresentar as belezas do nosso município”.

Também estiveram representantes dos municípios de Dourados, Inocência, Jaraguari, Porto Murtinho, Paraíso das Águas, Amambai, Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã, Bandeirantes, Rio Verde de Mato Grosso, Maracaju e Bela Vista. Todas essas cidades são contempladas com ações de desenvolvimento oferecidas pelo programa Cidade Empreendedora.

O propósito de viabilizar a presença dos empreendedores e gestores públicos em uma das principais feiras de turismo para a América do Sul é possibilitar que o ambiente de negócio local tenha acesso à inovação, tecnologia e mercados para alavancar as economias e impulsionar os territórios e atividades nos biomas Pantanal e Cerrado.

Tammy Riwlly Duarte da Silva é superintende de Turismo de Rio Verde de Mato Grosso e destacou que a participação na WTM permitiu expandir o conhecimento sobre medidas a serem tomadas na cidade, que está localizada no Pantanal. “A feira WTM 2024 é de extrema importância para as pequenas cidades turísticas do Mato Grosso do Sul. Ela permite visibilidade e expande o campo de conhecimento. Tive a oportunidade de dividir a mesa com o consulado chileno e absorver informações preciosas e mostrar minha cidade para um grupo japonês”, declarou.

Além das apresentações dentro da feira, a caravana fez visitas técnicas para conhecer metodologias de trabalho. O grupo esteve na avenida Paulista para conhecer um dos cartões postais de São Paulo que é o Masp (Museu de Arte de São Paulo), o Parque Trianon, o Espaço Itaú Cultural, entre outros pontos turísticos. Ainda realizaram caminhada pelo centro da capital paulista para identificar pontos de turismo e gastronomia. Ainda houve detalhamento sobre a realização de eventos, como Réveillon e a Parada LGBTQIA+.

Para agregar conhecimento, os gestores públicos puderam participar de mesa redonda com o cientista social e doutor em ciência política pela USP Humberto Dantas, bem como com a especialista em tendências e negócios da hospitalidade, turismo e cadeia de alimentos e bebidas Karyna Muniz. Outros convidados fizeram parte desse encontro técnico também.

Ambiente de negócios facilitado

Neste ano, a WTM Latin América recebeu mais de 27 mil profissionais de viagem e ocupou mais de 7 mil metros quadrados, 20% de aumento com relação à edição de 2023. Estiveram presentes 500 agentes em viagens aéreas e rodoviárias de todas as regiões do Brasil, além de comitivas de 30 países.

Pelo lado empresarial, a responsável de Ecoturismo da empresa Joicetur, de Corumbá, Ana Karolina Orro Borges, destacou que o evento serviu para fortalecer laços com parceiros e garantir trabalhos de longo prazo. “Encontrei novos parceiros, fui rever antigos parceiros, fortaleci laços para ter networking e tudo muito orgânico. A gente consegue se aproximar de fornecedores, operadores, agências, agentes de viagem de olhar no crachá e começar a conversar. No caso de agentes de viagem, não é tão fácil encontrar pela internet e no evento você fala com eles pessoalmente e cria oportunidades”, pontuou.

Thais Ilha de Medeiros, gerente do Hotel Paraíso das Águas e representante comercial do Restaurante Casa do João, ambos em Bonito, comentou que a participação no evento representa oportunidade de fechar bons negócios. “Sobre a WTM, é uma das feiras com alto poder de negócios. Todos os anos fecho várias parcerias para o ramo hoteleiro e gastronômico”, comemorou a empresária.

Cidade Empreendedora

Os municípios que integraram a caravana para a feira, são contemplados pelo programa Cidade Empreendedora – uma iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.

Em Mato Grosso do Sul, 36 municípios pertencem ao programa Cidade Empreendedora: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.