segunda-feira, 25 de março de 2019
Blog

Prefeitura vai reforçar combate ao mosquito da Dengue em Bandeirantes

A prefeitura de Bandeirantes com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Saúde vai intensificar o combate ao Aedes Aegypti, o mosquito da Dengue. O fumacê vai percorrer as principais ruas dos bairros onde o índice de infestação do mosquito e notificações da doença são maiores. A viatura da CCV estadual vai iniciar o combate nesta terça-feira, 26. O veículo, preparado para pulverizar o inseticida contra o mosquito, vai iniciar o combate as 4:30h desta terça feira. O trabalho na parte da manhã vai até as 8:00h. No período da tarde a ação será realizada das 16:30h até as 22:00h. A Coordenadora de Endemias de Bandeirantes Katiuce Fernandes orienta a população a abrir portas e janelas quando o veículo passar pela rua, assim as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes Aegypti se abriga.

Processo Seletivo Simplificado 005/2019 – Vagas Temporárias (Classificação Final)

Processo Seletivo Simplificado n. 005/2019, destinado ao preenchimento de vagas temporárias para o Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Bandeirantes – MS, que se regerá pelas normas estabelecidas neste edital.

 

Classificação Final (25/03/2019)

Classificação Preliminar (12/03/2019)

Entrevista Individual – Retificação (12/03/2019)

Entrevista Individual (11/03/2019)

Edital (07/03/2019)

Dia Mundial da Água

Prefeito Álvaro Urt repassa terrenos e Câmara Municipal terá prédio próprio

Prefeito Álvaro Urt oficializa a devolução dos terrenos ao Presidente da Câmara municipal de Bandeirantes, Jeovane Felix

O prefeito Álvaro Urt oficializou na manhã desta sexta-feira, 22, dois terrenos localizados na área central de Bandeirantes. A ação faz parte de um projeto que visa dar forma ao prédio próprio da Câmara Municipal. O prefeito explicou que na verdade está promovendo a devolução das áreas que pertenciam ao Legislativo municipal e que foram doadas à prefeitura em gestões passadas, para que no local fosse construído um Centro de Convenções. Como a obra não saiu do papel e os terrenos continuam sem utilização, o prefeito está devolvendo os terrenos para que no local a Casa do Povo de Bandeirantes ganhe forma.

Para Álvaro Urt, esse é o primeiro passo para que a cidade tenha sua sede própria da Casa de Leis e deixe de pagar aluguel, como sempre aconteceu. “Estamos atuando em conjunto com o Presidente da Câmara municipal, Jeovane Felix e com os demais vereadores com um objetivo comum que é construir um prédio adequado. Do que depender da prefeitura, não mediremos esforços para ajudar a dar forma a mais esse importante projeto aqui na nossa cidade”, destacou o prefeito.

Para Jeovane Felix, atual Presidente da Câmara municipal, essa devolução dos terrenos fortalece ainda mais a relação entre o poder Executivo e o Legislativo. “É a oportunidade que temos de realizar um sonho antigo da nossa população que é ver a cidade ganhando um prédio próprio para a Casa do Povo para que tenhamos condições de trabalhar com uma estrutura necessária e adequada para que possamos receber o cidadão com dignidade. A Câmara é um espaço público e precisa ter essa característica materializada com um espaço próprio. Não podemos mais continuar pagando aluguel”, enfatizou Jeovanne. A escritura de devolução foi lavrada e assinada pelo prefeito Álvaro Urt e pelo Presidente do Legislativo, Jeovane Felix.

Secretário de saúde confirma presença em inauguração de UBSF de Bandeirantes

Secretário Geraldo Rezende confirma presença em inauguração de UBSF em Bandeirantes

O secretário de saúde de Mato Grosso do Sul Geraldo Resende que é ex-deputado federal, confirmou presença no evento de inauguração das Unidades Básicas de Saúde da Família de Bandeirantes. O evento que acontece neste sábado, 23, vai contar também com a presença do Ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta, de deputados estaduais, federais, diversos prefeitos, vereadores e representantes de entidades de classe. Foi também graças a recursos de emenda parlamentar destinada por Geraldo Resende quando ainda era deputado federal, que a prefeitura conseguiu finalizar as obras das duas Unidades de Saúde que permaneceram abandonadas por vários anos na cidade. Geraldo Resende vai representar o governador Reinaldo Azambuja no evento.

Unidades Básicas de Saúde da Família vão facilitar atendimento ao cidadão

Bandeirantes vai ganhar no próximo sábado, 23, duas UBSF (Unidades Básicas de Saúdeda Família), um projeto que visa facilitar o atendimento e fortalecer a qualidade da saúde pública do município. O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Os profissionais que atuam nas UBSs são altamente qualificados e compõem as equipes de saúde da família com enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade. O médico de família tem uma formação ampla e integrada, que prepara o médico para fazer o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar um médico.

Para o prefeito Álvaro Urt, a entrega das Unidades de Saúde localizadas no Silvino de Barros e que leva o nome de GEDEÃO NOGUEIRA DA ROCHA e a Unidade VEREADOR CIRO ABDO que fica localizada na Nova Bandeirantes vão facilitar e agilizar o atendimento aos pacientes que passam a contar com uma estrutura moderna e altamente eficiente. “Nosso objetivo é oferecer facilidade de acesso aos serviços da saúde pública com a qualidade que o cidadão merece. Estamos trabalhando para continuar melhorando ainda mais a vida das pessoas, porque nossa gestão visa utilizar bem os recursos públicos do município”, destacou o prefeito. A inauguração das duas UBSFs de Bandeirantes acontece neste sábado, 23 e vai contar com a presença do Ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta e do Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende que é autor das emendas destinadas à execução das obras. 

Ministros de Bolsonaro apoiam e prestigiam gestão de Álvaro Urt

Ministro Mandetta estará em Bandeirantes neste sábado inaugurando duas Unidades Básicas de Saúde

Depois da Ministra Tereza Cristina que visitou Bandeirantes no mês passado e lançou um pacote de obras para dois assentamentos do município, agora é a vez do Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta desembarcar na cidade. Ele vai participar neste sábado, 23, da entrega de duas UBSF, (Unidades Básicas de Saúde da Família), que estavam abandonadas. Os investimentos feitos nas Unidades visam melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública oferecidos aos cidadãos que vivem no município. 

Bandeirantes é a única cidade de Mato Grosso do Sul a receber a visita de dois Ministros do governo de Jair Bolsonaro em menos de três meses. Para o prefeito Álvaro Urt, um privilégio e uma demonstração importante de que quando a gestão é séria, as autoridades fazem questão de participar e de apoiar. “A visita do Ministro Mandetta e do Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende ao nosso município evidencia a seriedade com que tratamos a coisa pública. Vamos continuar trabalhando para conseguir viabilizar muito mais benefícios para nossa cidade. Nosso compromisso é com o bem-estar da nossa gente e com a boa aplicação dos recursos públicos”, destacou o prefeito.

Ministro da Saúde vem a Bandeirantes no sábado entregar Unidades Básicas da Família

Depois de retomar, concluir e entregar a obra do CMEI aos estudantes de Bandeirantes, agora chegou a vez do prefeito Álvaro Urt, DEM, entregar as UBS (Unidades Básicas da Família) GEDEÃO NOGUEIRA DA ROCHA, localizada no Silvino de Barros e a Unidade VEREADOR CIRO ABDO, que ganhou forma na Nova Bandeirantes e que também permaneceu abandonada por vários anos. Para celebrar mais essas conquistas que são coletivas, o prefeito vai receber no município a visita da principal autoridade em Saúde Pública do país, o Ministro Luiz Henrique Mandetta. Já confirmaram presença também o Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, autor das emendas destinadas à execução das obras e de diversas autoridades estaduais. O evento marca o início de um novo tempo na estrutura e na qualidade da saúde pública oferecida ao cidadão bandeirantense. O evento será encerrado com um almoço na sede do Salão Paroquial.

Para conseguir finalizar mais esses importantes projetos, a prefeitura utilizou além de emenda parlamentar, recursos próprios e verbas provenientes de convênios com o Ministério da Saúde. O prefeito Álvaro Urt destaca ainda o apoio do Governador Reinaldo Azambuja, que contribui significativamente para implantação das políticas públicas que vem de encontro com os interesses sociais da nossa gente.

Mulheres grávidas já podem retirar repelente na Saúde. Medida visa proteger gestantes contra a Dengue

A prefeitura de Bandeirantes através da Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo repelente contra o mosquito da Dengue. A medida beneficia todas as mulheres grávidas do município e visa proteger as gestantes de doenças que podem afetar a saúde do bebê.

Para ter direito ao repelente, as gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família e que fazem acompanhamento do pré-natal nas unidades de saúde de Bandeirantes, podem retirar os frascos de repelentes contra o mosquito Aedes Aegypti, na Secretaria Municipal de Saúde.
A dengue durante a gravidez é preocupante, principalmente se a mulher for infectada no final da gestação, onde ocorre risco se a criança apresentar febres, placas avermelhadas no corpo e tremores nos primeiros dias de vida após o nascimento, necessitando de internação para receber tratamento.

Para o recebimento do repelente, a gestante deverá ser beneficiária do Programa e realizar o pré-natal na unidade básica de saúde (UBS) ou de saúde da família (ESF) de referência do endereço. Dúvidas, procure o agente de saúde para saber a qual área pertence. No momento da entrega, a gestante receberá orientação sobre o uso do produto.
O repelente é mais uma forma de aumentar a proteção contra o mosquito Aedes Aegypti, pelo risco de contrair o vírus zika e aumentar possibilidade da microcefalia em bebês.
Mesmo assim, deve-se realizar a eliminação de criadouros do mosquito e adotar medidas simples de prevenção, como manter portas e janelas fechadas e teladas, eliminando possíveis objetos com água parada.

WhatsApp