Site

CMEI Raílson Ferreira dos Santos recebe mobiliário e equipamentos novos para a educação infantil

A Prefeitura de Bandeirantes entregou, quarta-feira (29), novos móveis e equipamentos para o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Raílson Ferreira dos Santos. São 60 conjuntos de carteiras e mesas, 25 camas infantis, 25 colchonetes, 8 conjuntos de refeitório, 1 televisão e 1 computador para a renovação do mobiliário dos alunos. Foram investidos mais de R$ 50 mil na aquisição.

O recurso foi transferido para o município no ano de 2023 pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) Educação Integral e, a partir do encaminhamento da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação, foi realizado o processo e a aquisição para compra dos itens.

Qualidade na educação

A diretora do CMEI, Lourdes Giongo, contou que o antigo mobiliário utilizado pelas crianças era produzido de palet. “Eram velhos e não tinham uma anatomia adequada”.

“O CMEI agora está completo, com móveis novos em praticamente todas as salas, além disso, as crianças da educação integral receberam camas infantis, coisa que nunca tivemos, e colchonetes novos. Agora sim eles vão ter uma qualidade boa de sono”.

Ela afirmou ainda que uma educação de qualidade envolve um conjunto de fatores. “Nosso ambiente físico é bom, nossos profissionais são bons e agora eu posso dizer que temos um mobiliário adequado para a educação infantil”.

A prefeitura também instalou um ar-condicionado na sala da educação integral.

Ricardo Maia/Ascom

Fotos: Assessoria de Imprensa

 

Biblioteca Indústria do Conhecimento em Bandeirantes conta com numeroso acervo de livros

Biblioteca está localizada na Praça Joaquim Pedro de Andrade no Centro

Hoje (29), é comemorado o Dia Nacional do Livro, data que chama a atenção para a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Ler também ajuda a ampliar o vocabulário e o conhecimento.

Apesar dessas vantagens pesquisas indicam que o brasileiro lê muito pouco. Segundo dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apenas 16% das pessoas acima dos 16 anos comprou um livro durante o ano. Outro dado alarmante identifica que entre jovens de 15 e 16 anos 66,3% dizem que o livro mais extenso que já leram tinha apenas 10 páginas.

Em Bandeirantes a Biblioteca Indústria do Conhecimento, parceria entre o Sesi e a prefeitura, quer mudar essa realidade. Com um acervo de 4.492 livros e DVDs, a biblioteca vem promovendo ações e projetos em parceria com a Secretaria de Assistência Social, de Educação e a Fundação de Cultura e Esporte de estímulo a leitura.

Internet

A Biblioteca também conta com computadores com acesso a internet e espaço para estudo e leitura.

Segundo a servidora Gilmara dos Santos, os livros mais procurados são de literatura infantil, infanto-juvenil e estrangeira.

Ela faz parte da equipe da biblioteca que conta ainda com os servidores Adriana Souza, Alex Sandro de Oliveira e Nadir da Silva.

A espaço fica aberto das 7 às 11h e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira.

Ricardo Maia/Ascom

 

Amanhã (30) tem Projeto Laços no Campo no Assentamento Matão

A Secretaria de Assistência Social (Semas) realiza, amanhã (30), o Projeto Laços no Campo na extensão da Escola Municipal José de Anchieta, no Assentamento Matão. A ação começa às 7h30 e vai atender também os Assentamentos Vida Nova e Nova Esperança.

O novidade é que a população vai poder realizar a solicitação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), através da parceria entre a Semas e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Para o pedido do CIN o interessado deve levar o CPF, Certidão de Nascimento (no caso de solteiros) ou Certidão de Casamento (no caso de casados, divorciados e viúvos).

A população também vai poder solicitar o passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e PCD (Pessoa com Deficiência), realizar consulta médica, retirar medicamentos e acessar os serviços e programas oferecidos pela assistência social de Bandeirantes, através do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Mais informações podem ser obtidas pela telefone : (67) 99845-0670.

Ricardo Maia/Ascom

 

Projeto Laços no Campo leva atendimento da assistência social e de saúde para a Escola José de Anchieta

O Projeto Laços no Campo, da Secretaria de Assistência Social (Semas), realiza, amanhã (29), a partir das 7h30, mais um edição na Escola Municipal José de Anchieta. A ação vai atender os moradores dos assentamentos Alvorada, Acripja, e Agroban.

A população vai poder solicitar a emissão do novo RG, do passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e PCD (Pessoa com Deficiência), realizar consulta médica, retirar medicamentos e acessar os serviços e programas oferecidos pela assistência social de Bandeirantes, através do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Segundo a secretária de Assistência Social, Francielly Ramos, além das orientações o projeto visa “incentivar a participação ativa dos moradores na busca por seus direitos com a apresentação de sugestões que possam subsidiar as ações a serem desenvolvidas naquele território”.

Novo RG

Para o pedido do novo RG o interessado deve levar o CPF, Certidão de Nascimento (no caso de solteiros) ou Certidão de Casamento (no caso de casados, divorciados e viúvos). O serviço é oferecido através de parceria com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Mais informações podem ser obtidas pela telefone : (67) 99845-0670.

Ricardo Maia/Ascom

 

 

É hoje: Secretaria de Educação realiza seminário sobre educação inclusiva em Bandeirantes

A Prefeitura de Bandeirantes e a Secretaria de Educação promovem, a partir de hoje (28), o 1º Seminário Educação Inclusiva: “Além do laudo, preparando a sociedade para a inclusão”. O evento será realizado na Câmara Municipal, das 19 às 21h, e segue nos dias 29 e 31 de novembro.

O objetivo do seminário é promover a conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento no dia a dia da cidade.

Segundo a secretaria de Educação, a intenção é buscar uma convivência verdadeiramente inclusiva e empática com responsabilidade compartilhada, fortalecendo a rede de apoio.

Neste primeiro dia a palestra vai ser do médico, Claudimar Silveira, com o tema: “Reflexões sobre a seriedade do processo de avaliação, os riscos da falta de acompanhamento especializado e a corresponsabilidade entre escola, família e rede de saúde”.

Amanhã (29) a palestra é do advogado e procurador Jurídico do município, Ademilson da Silva Oliveira. O tema vai ser: “Um espaço para famílias e educadores conversarem sobre os primeiros passos após o diagnóstico, com foco no acolhimento, orientações e rede de apoio”.

O seminário se encerra na sexta-feira com a palestra: “Conhecer direitos das famílias e práticas de acolhimento no contexto escolar e comunitário”, com o psicólogo Mário Locatelli.

Todas as vagas para participação no seminário já foram preenchidas.

Ricardo Maia/Ascom

 

 

 

 

 

 

Declaração de Rebanho: segunda etapa da campanha da Iagro começa em 1º de novembro

Começa no dia 1º de novembro, a segunda etapa da Campanha de Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral de 2025. A medida consta na Portaria Iagro/MS Nº 3.754, de 28 de abril de 2025. O prazo para declaração vai até 1º de dezembro, sem previsão de prorrogação.

A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade. A Declaração Semestral de Rebanhos deve ser realizada concomitantemente à Atualização Cadastral, e o não cumprimento dentro do prazo pode acarretar multas, bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, com impacto direto na comercialização e transporte de animais.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, na primeira etapa da campanha, realizada em maio, Mato Grosso do Sul registrou 97,82% de adesão.

“Isso demonstra o alto nível de engajamento dos produtores e o compromisso coletivo com a sanidade animal. A Declaração de Rebanho e Atualização Cadastral é uma ferramenta estratégica para o controle sanitário, prevenção de doenças e fortalecimento do mercado agropecuário sul-mato-grossense, contribuindo para manter o Estado como referência nacional em sanidade animal”, frisou.

Como declarar e o que atualizar

O procedimento pode ser feito de forma online, rápida e segura, por meio do sistema e-SANIAGRO: https://eservicos.sefaz.ms.gov.br. Também é possível realizar presencialmente em uma Unidade Local da Iagro. Os endereços estão disponíveis no site oficial da Agência.

Durante o processo, o produtor deve atualizar os seguintes dados de interesse sanitário: Endereço da propriedade; Telefones de contato; E-mail direto do produtor rural; Coordenadas geográficas; Tipo de local (propriedade rural, assentamento, periferia, aldeia, etc).

Também devem constar informações sobre existência de propriedade em outros países, via de acesso, características da exploração pecuária conforme as espécies exploradas. Além disso, no ato da declaração, podem ser informadas os nascimentos e mortes de animais, consumo e evolução de era, estoque efetivo por espécie, era e sexo, para fins de controle sanitário e espécies envolvidas.

A Declaração Semestral de Rebanhos abrange: bovinos e bubalinos, galinha, galinha-d’angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves ornamentais/silvestres (não destinadas à produção de carne ou ovos), codorna, suíno, caprino e ovino, equino, asinino e muar, abelha, bicho-da-seda e animais aquáticos.

A obrigatoriedade se aplica às aves e suínos de subsistência. Os núcleos comerciais registrados dessas espécies seguem normativa específica e não se enquadram neste regulamento.

Vacinação contra brucelose e trânsito de animais

Durante esta etapa, os produtores também podem registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade. O registro deve ser feito até 31 de dezembro, sendo uma oportunidade para manter o rebanho em conformidade com as exigências sanitárias.

A partir do início da campanha, a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) estará bloqueada para todas as finalidades, exceto para abate, até que o produtor regularize sua situação com a declaração e atualização cadastral.

Para dúvidas e orientações, os produtores podem entrar em contato com a Iagro pelo WhatsApp (67) 99271-2738, canal direto de atendimento durante o período da campanha.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc do Governo do Estado

Foto: Saul Schramm

A partir do dia 3 de novembro Prefeitura terá novo horário de funcionamento

A Prefeitura de Bandeirantes publicou decreto nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial, alterando o horário de funcionamento do executivo municipal, a partir da próxima segunda-feira (3) o expediente será das 7 às 11h e das 13 às 17h.

A medida vale para todos os órgãos da administração direta, indireta e autárquica.

Ricardo Maia/Ascom

 

 

Feriado do Dia do Servidor Público Municipal em Bandeirantes é transferido para o dia 21 de novembro

A Prefeitura de Bandeirantes publicou decreto, na última sexta-feira (24), no Diário Oficial do Município, transferindo o feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público Municipal para o dia 21 de novembro (sexta-feira).

Assim, a prefeitura terá atendimento normal nesta terça-feira (23), data prevista para a comemoração.

Em sua justificativa o prefeito, Celso Abrantes, enfatiza a necessidade da continuidade dos trabalhos da administração municipal.

O Governo do Estado também transferiu a data comemorativa aos servidores para o dia 21 de novembro.

Ricardo Maia/Ascom

 

Semusa levou ação de saúde ao distrito de Congonhas em Bandeirantes

A Secretaria de Saúde (Semusa) em parceria com a Secretaria de Educação promoveram, na terça-feira (21), na escola Joé Bonifácio, uma ação de prevenção contra a pediculose no distrito de Congonhas.

A pediculose é uma doença causada pela infestação da cabeça pelo parasita Pediculus humanus, popularmente conhecido como piolho que, apesar do preconceito, não está relacionado a falta de higiene, qualquer pessoa pode ter piolho.

Para a secretária de Saúde, Rosana Faria de Oliveira, ações como essa “ajudam a reduzir o preconceito e o constrangimento das crianças afetadas, fortalecendo o respeito e a convivência saudável”.

O projeto foi realizado por uma  equipe multiprofissional, formada pela médica, Camila Silva, pela enfermeira, Rawany de Andrade Weber, pela ACS (Agente Comunitária de Saúde), Jaqueline Silvério Oliveira, pela assistente Social, Nelyanny Paniago e pela farmacêutica, Carla Feyes.

Além de uma palestra com orientações para os pais e mães sobre o que é a pediculose e como realizar o controle e tratamento de forma adequada, foram examinados todos os alunos, do maternal a 5ª série.

Segundo a enfermeira Rawany de Andrade, no caso da “identificação de algum parasita foi feita a dispensação (distribuição) da medicação para o responsável juntamente com as orientações sobre o modo de aplicação e controle”.

Calor

O clima quente favorece a proliferação dos piolhos que são transmitidos através do compartilhamento de objetos de uso pessoal, como bonés, pentes e escovas, prendedores de cabelo, lenços, bandanas ou capacetes.

O Instituto Oswaldo Cruz publicou matéria desfazendo alguns mitos relacionados ao piolho, confira abaixo:

Ricardo Maia/Ascom

 

Projeto Bandeirantes em Movimento vai revitalizar o Cemitério Municipal neste sábado (25)

O projeto, que é aberto a participação da sociedade, quer fortalecer o pertencimento e a identidade local

Neste sábado (25), a partir das 7h, acontece a 2ª edição do Projeto Bandeirantes em Movimento. Desta vez o mutirão será no Cemitério e Capela Municipal, que vão receber os serviços de zeladoria, com limpeza, pintura, revitalização, jardinagem e pequenos reparos.

Como na 1ª edição, que realizou intervenção na prefeitura, os trabalhos serão realizados envolvendo as secretarias municipais e a população. Para participar como voluntário ou fazer a doação de algum material basta comparecer ao local.

Segundo o prefeito, Celso Abrantes, o projeto quer envolver a sociedade na reconstrução do município. “Assumimos a cidade com diversos problemas de conservação dos prédios e espaços públicos. A segunda edição será no cemitério e capela municipal, deixando o local organizado para receber familiares no dia dos finados, em respeito a memória dos moradores da nossa cidade”.

“Com o Bandeirantes em Movimento queremos criar um ambiente de cooperação chamando a sociedade para nos ajudar a transformar Bandeirantes em um lugar cada vez mais agradável, limpo e bonito para se viver” afirmou o prefeito.

Ricardo Maia/Ascom