Site

Produtores têm até dia 1º para fazer declaração e atualização de rebanhos no Estado

Os produtores rurais tem até o dia 1º de dezembro para fazer a declaração de rebanho e atualização cadastral de 2025. A medida consta na Portaria Iagro/MS Nº 3.754, de 28 de abril de 2025. A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade.

A declaração semestral de rebanhos deve ser realizada concomitantemente à Atualização Cadastral, e o não cumprimento dentro do prazo pode acarretar multas, bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias, com impacto direto na comercialização e transporte de animais.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, o prazo nao será prorrogado e por isso a importância dos produtores fazerem a declaração.

“Os produtores devem fazer a declaração de Rebanho e Atualização Cadastral até o dia 1º. O prazo não será prorrogado. O cadastro é uma ferramenta estratégica para o controle sanitário, prevenção de doenças e fortalecimento do mercado agropecuário sul-mato-grossense. Não perca o prazo, vamos manter o Estado como referência nacional em sanidade animal”, reforçou.

Como declarar

O procedimento pode ser feito de forma online, rápida e segura, por meio do sistema e-SANIAGRO: https://eservicos.sefaz.ms.gov.br. Também é possível realizar presencialmente em uma Unidade Local da IAGRO. Os endereços estão disponíveis no site oficial da Agência.

Durante o processo, o produtor deve atualizar os seguintes dados de interesse sanitário: Endereço da propriedade; Telefones de contato; E-mail direto do produtor rural; Coordenadas geográficas; Tipo de local (propriedade rural, assentamento, periferia, aldeia, etc.).

Também devem constar informações sobre existência de propriedade em outros países, via de acesso, características da exploração pecuária conforme as espécies exploradas. Além disso, no ato da declaração, podem ser informadas os nascimentos e mortes de animais, consumo e evolução de era, estoque efetivo por espécie, era e sexo, para fins de controle sanitário e espécies envolvidas.

A Declaração Semestral de Rebanhos abrange: bovinos e bubalinos, galinha, galinha-d’angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves ornamentais/silvestres (não destinadas à produção de carne ou ovos), codorna, suíno, caprino e ovino, equino, asinino e muar, abelha, bicho-da-seda e animais aquáticos.

A obrigatoriedade se aplica às aves e suínos de subsistência. Os núcleos comerciais registrados dessas espécies seguem normativa específica e não se enquadram neste regulamento.

Vacinação contra brucelose

Durante esta etapa, os produtores também podem registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade. O registro deve ser feito até 31 de dezembro, sendo uma oportunidade para manter o rebanho em conformidade com as exigências sanitárias.

A partir do início da campanha, a emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA) estará bloqueada para todas as finalidades, exceto para abate, até que o produtor regularize sua situação com a declaração e atualização cadastral.

Para dúvidas e orientações, os produtores podem entrar em contato com a Iagro pelo WhatsApp (67) 99875-3796, canal direto de atendimento durante o período da campanha.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Foto: Saul Schramm/Secom

Semusa leva informações sobre combate à dengue para as escolas municipais de Bandeirantes

Durante toda essa semana a Coordenadoria de Endemias da Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) realiza, nas escolas municipais de Bandeirantes, a Semana de Conscientização sobre o Aedes aegypti. Na ação são levadas informações, através de palestra e apresentação teatral, sobre o combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus.

Ontem (24) a equipe da Endemias esteve no CMEI Raílson Ferreira dos Santos e a programação segue até sexta-feira (28) com apresentação na Escola Municipal Patotinha. No mesmo dia a coordenadoria realiza o Dia D de combate a dengue com uma blitz educativa na rotatória do Sicredi.

Segundo a coordenadora de Endemias, Renata Silvério, as crianças são um grupo prioritário para o enfrentamento ao mosquito porque elas “vão ensinar em casa aos seus pais”.

“A criança dificilmente esquece o que aprende e se, desde cedo, conseguimos conscientiza-las sobre a prevenção às doenças transmitidas por vetores elas podem nos ajudar com os cuidados para que não tenhamos mais casos em nosso município”, afirmou Renata.

Outra preocupação da coordenadora é com a chegada do período de maior incidência da doença, que se dá entre dezembro e março, por causa do clima quente e chuvoso que favorece a proliferação do Aedes aegypti.

Apresentação teatral

Com o título “Xô dengue! Um mosquito não é maior que um município”, o peça retrata, com uma linguagem acessível para as crianças, a importância dos cuidados em casa para evitar a doença. Na história o personagem principal – Seu Zezinho – contrai a dengue mesmo com o alerta dos agentes de endemias sobre a limpeza de seu quintal. Depois de se recuperar ele recebe novamente a visita dos agentes e diz estar conscientizado sobre a importância dos cuidados com os focos do mosquito.

Boletim da Dengue

Dados do último Boletim Epidemiológico da SES/MS (Secretaria Estadual de Saúde), publicado ontem (24), mostram que Bandeirantes tem 78 casos prováveis de dengue registrados neste ano.

A Rede Municipal de Saúde oferece a vacina contra a dengue nos ESFs (Estruturas de Saúde da Família) Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo. O imunizante é indicado para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: Assessoria Semusa

 

 

 

Confira os serviços públicos abertos no feriado em Bandeirantes

Nesta quinta (20) e sexta-feira (21) não haverá expediente nos órgãos públicos municipais devido aos feriados da Consciência Negra e do Servidor Público, que foi transferido do dia 28 de outubro.

Nesse período quem necessitar de atendimento médico e medicamentos deve se dirigir ao Hospital Municipal (Rua Arthur Bernardes, 2336), que continuará com funcionamento normal. As ESFs (Estrutura de Saúde da Família) Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo ficarão fechados.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino não terão aulas amanhã (20), mas na sexta-feira (21) as escolas funcionarão normalmente.

O serviço de coleta de lixo não sofrerá paralização.

O expediente retorna na segunda-feira (24).

Ricardo Maia/Ascom

 

 

 

Detran/MS comunica fechamento temporário da agência em Bandeirantes

O Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) emitiu nota, nesta quarta-feira (19), comunicando o fechamento temporário da agência em Bandeirantes. Segundo o diretor-presidente do órgão, João Cesar Mattogrosso, a medida deve-se a danos críticos verificados na infraestrutura de informática da agência. Não foi definido ainda um prazo para o retorno das atividades.

Confira abaixo a nota emitida pelo Detran/MS:

Nota sobre fechamento emergencial e temporário de agência

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) comunica o fechamento emergencial temporário da Agência do município de Bandeirantes.

A medida excepcional, se faz necessária devido aos danos críticos e severos identificados na infraestrutura de informática da agência. Por questões de segurança cibernética e para garantir a integridade dos sistemas e dados, a unidade foi isolada para avaliação técnica aprofundada e reparos urgentes.

É compreensível o impacto que esta situação pode causar aos cidadãos de Bandeirantes e região que dependem dos nossos serviços, porém, trata-se de uma medida extremamente necessária.

Estamos empenhados em restabelecer o pleno funcionamento da agência o mais breve possível, priorizando a segurança e a qualidade do atendimento.

Durante este período de fechamento, orientamos os usuários a utilizarem os serviços digitais disponíveis no aplicativo Meu Detran MS ou portal de serviços Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br), onde é possível realizar diversas operações como consulta de pontos na CNH, emissão de licenciamento, entre outros.

Para serviços presenciais inadiáveis, sugerimos a busca por atendimento nas agências mais próximas, cujos endereços e horários de funcionamento podem ser consultados em nosso site.

A estimativa de retorno operacional da Agência de Trânsito de Bandeirantes será divulgada em nossos canais oficiais assim que tivermos um parecer técnico conclusivo sobre a extensão dos danos e o cronograma de reparos.

Agradecemos a compreensão de todos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e a eficiência na prestação de serviços públicos.

 

Atenciosamente,

João Cesar Mattogrosso

Diretor-Presidente em Substituição 

 

MS Ativo: Bandeirantes vai receber recursos para alcançar 90% de pavimentação urbana

Para melhoria da mobilidade urbana, o município de Bandeirantes vai receber obras de infraestrutura – drenagem e pavimentação – por meio do programa MS Ativo Municipalismo, do Governo de Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel recebeu o prefeito de Bandeirantes, Celso Abrantes, para definir os projetos contemplados pelo programa, em uma reunião de trabalho realizada na manhã desta terça-feira (18).

Além do prefeito, participaram também vereadores e representantes da bancada parlamentar estadual e federal. “A gente tem que olhar o Estado como um todo, e observar em Bandeirantes o que aconteceu, em termos de crescimento, com os investimentos do MS Ativo 1 e agora o MS Ativo 2, ajuda a transformar a cidade”, afirmou Riedel.

O governador ainda destaca que os investimentos confirmados agora tem como foco a pavimentação e fecha um ciclo de ter uma cidade praticamente toda pavimentada. “É uma mudança de conceito muito importante”, concluiu.

O prefeito Celso Abrantes também reconheceu a importância do programa e destacou que os investimentos só são possíveis com o apoio do Governo do Estado.

“Hoje Bandeirantes deve ter 40% das ruas asfaltadas e com o investimento do MS Ativo 1 e 2 vamos chegar a 90%. Além disso, conseguimos a cedência de um colégio que é do Estado para o município, que a gente já usa. Também conseguimos a cedência do prédio do hospital antigo, hoje inativo, para a gente fazer um asilo”, afirmou Abrantes.

Outro pedido que foi atendido pelo Governo do Estado é referente ao apoio para reformar quatro prédios onde funcionam escolas municipais que precisam de melhorias e adaptação, beneficiando mais de 1,4 mil alunos da rede municipal. “O MS Ativo ajuda demais os municípios. Esse trabalho tem que continuar, é importante”, disse o prefeito.

O MS Ativo Municipalismo fortalece a parceria entre Estado e municípios, garantindo apoio técnico, recursos e planejamento para execução de obras e ações que resultam em desenvolvimento regional equilibrado. A política pública foi criada para descentralizar investimentos, potencializar resultados e ampliar a presença do Governo nos 79 municípios do Estado, promovendo eficiência administrativa e impacto direto na qualidade de vida da população.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom

Semusa intensifica ações do Novembro Azul em Bandeirantes

Dando continuidade as ações do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a prevenção do câncer do próstata, a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) vai oferecer consultas com o médico urologista Jamal Salem para os pacientes agendados nas ações realizadas nas Unidades de Saúde de Bandeirantes. Os atendimentos vão acontecer na próxima segunda-feira (24) na ESF Gedeão Nogueira da Rocha, a partir das 7h30.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata representa 29% de todos os casos da doença em homens no Brasil. Na maioria dos casos a enfermidade apresenta evolução lenta com bons índices de controle quando diagnosticado precocemente.

A secretária de Saúde do município, Rosana Faria de Oliveira destaca que a prevenção continua a ser o melhor caminho no combate ao câncer de próstata. “Estamos com uma programação especial para o Novembro Azul, com consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, testes rápidos e a solicitação do exame PSA, fundamental para o rastreamento do câncer de próstata. Quanto antes a pessoa procurar atendimento maiores são as chances de cura”.

Ações do Novembro Azul

Na quarta (12) e quinta-feira (13) da semana passada as ações aconteceram nos ESFs Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo. No total foram 46 consultas médicas e 22 agendamentos de exames.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: Assessoria Semusa

Matéria atualizada às 20h15 para correção

 

 

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Bandeirantes são prorrogadas até sexta-feira (14)

As inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Bandeirantes para a contratação de fonoaudiólogo, motorista escolar e trabalhador braçal foram prorrogadas até às 23h59 de sexta-feira (14). As vagas são para o cadastro reserva e a carga horária é de 40h.

As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico: https://processoseletivo.bandeirantesms.app.br/login.

Para quem já tem uma conta cadastrada basta realizar o login, consultar o edital e proceder a inscrição. Quem não tem cadastro deve preencher com os dados pessoais e cadastrar a senha para acessar a plataforma.

Ricardo Maia/Ascom

 

Audiência Pública apresenta Plano Municipal de Saúde de Bandeirantes para os próximos 4 anos

A Secretaria de Saúde de Bandeirantes (Semusa) e o Conselho de Saúde (CMS) realizam na manhã desta terça-feira (11) a apresentação do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o período de 2026 a 2029. O evento está acontecendo na Câmara de Vereadores.

O PMS é o instrumento que define o planejamento da gestão da saúde para os próximos 4 anos, nele estão contidos as diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridas.

Segundo a secretária de Saúde, Rosana Faria de Oliveira, o plano é mais que um documento técnico, ele “é um compromisso com a vida, com a transparência, com o diálogo permanente e com a comunidade”.

“Ele orientará os próximos anos da administração pública, garantindo que as políticas de saúde tenham continuidade, eficiência e humanidade, independentemente das mudanças de gestão”, afirmou a secretária.

Após a audiência pública o plano será encaminhado para a aprovação do conselho e para o conhecimento da Câmara.

O presidente do CMS, Alessandro Alberto Souza Alves, reforça que o plano é um importante instrumento de gestão pois ajuda a alocar os recursos da saúde de forma eficaz, estabelece padrões de qualidade para a atenção à saúde e fomenta a participação da comunidade.

Participam da audiência as vereadoras Zulene Diniz e Maísa Aparecida dos Santos, e a primeira-dama do município, Marciley Pitaluga.