Site

Agenda: hoje tem Festa Agostina da Leontina na Praça Germiniano Ribeiro

Para quem achou que a temporada dos “Arraiá” já tinha acabado, pode preparar o chapéu, a botina e a camisa xadrez, que hoje (15) a Praça Geminiano Ribeiro vai ser o palco da Festa Agostina da Escola Leontina Luciana da Silva.

O evento acontece a partir das 18h com muita quadrilha, barracas de comidas típicas, touro mecânico, tobogã, pula-pula e um show especial com o Trio Aroeira.

A festa é promovida pela APM da escola e segundo a diretora Luciana Freitas toda a “arrecadação do dinheiro é em prol dos projetos pedagógicos da escola e algumas manutenções quando necessárias”.

Ricardo Maia/Ascom

 

 

 

1ª edição do projeto Ação Saúde+Social acontece neste sábado (16) em Bandeirantes

Quem for ao Cras (Centro de Referência em Assistência Social), no próximo sábado (16), a partir das 7h, vai poder se vacinar, realizar coleta para exame preventivo, emitir ou renovar o RG e assistir a palestra sobre prevenção do câncer de mama.

Nesse dia a Prefeitura de Bandeirantes e as Secretarias de Assistência Social (Semas) e Saúde (Sesau), com apoio do deputado Estadual Paulo Corrêa, realizam a 1ª edição do projeto “Ação Saúde + Social”, que oferece diversos serviços públicos em um mesmo local e em dia alternativo para facilitar o acesso da população.

A ação ainda vai contar também com atendimento da equipe da Semas e realizar pesagem obrigatória para os beneficiários do programa Bolsa Família.

Grupo Onça Pintada

Outra novidade do projeto vai ser a presença da Unidade Móvel do Grupo Onça Pintada que vai realizar palestra sobre prevenção do câncer de mama, rastreamento e, conforme a necessidade, encaminhamento para ultrassonografia na sede da entidade em Campo Grande.

O grupo é uma organização não governamental (ONG), fundada em 2001, e que desde o início trabalha com projetos prevenção ao câncer de mama.

A entidade já realizou mais de 80 mil atendimentos nos 79 municípios do estado.

Ricardo Maia/Ascom

 

 

 

 

 

Prefeitura promove audiência pública sobre orçamento de 2026 e PPA

A Prefeitura de Bandeirantes realiza, na sexta-feira (15), audiência pública para debater o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentaria (LOA) para o ano de 2026. A reunião é aberta a população e vai acontecer na Câmara Municipal, a partir das 8h.

Tanto o PPA como a LOA são instrumentos de planejamento e orçamento da gestão municipal previstos na Constituição.

O PPA tem vigência de 4 anos (2026-2029). O plano define diretrizes, objetivos e metas de médio prazo para a administração pública.

Já a LOA tem o objetivo de estimar a receita e fixar a programação das despesas para o ano seguinte.

O prefeito Celso Abrantes destaca a importância da participação da sociedade na audiência. “Queremos ouvir a população para definir as prioridades e encaminhar uma lei orçamentária conectada com as necessidades de Bandeirantes e que fomente o desenvolvimento do município com inclusão social”.

A gestão municipal já vem realizando reuniões com as secretarias através da Comissão de Elaboração, Planejamento e Acompanhamento do Orçamento, instituída pelo prefeito, para planejar as ações nos próximos anos a partir da realidade de Bandeirantes.

Esse é a primeira peça orçamentária formulada pela nova administração que tomou posse no último dia 6.

Ricardo Maia/Ascom

 

Após limpeza na Biblioteca Municipal, prefeitura realiza estudo para destinação do espaço

A Secretaria de Obras, Habitação e Gestão Urbana realizou, nesta segunda-feira (11), limpeza no prédio da antiga Biblioteca Municipal de Bandeirantes localizado na Praça Joaquim Pedro de Campos.

A biblioteca, que era um espaço de leitura e encontro da população, estava completamente abandonada, com muito entulho e servindo de moradia para pombas, o que pode trazer sérios riscos a saúde.

O secretário de Administração, Vagner Trindade, afirmou que a prefeitura vai realizar estudos para definir a melhor destinação para o espaço.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: Itamael Carvalho

Prefeitura de Bandeirantes está com novo perfil no Instagram

A Prefeitura de Bandeirantes está com nova página no Instagram. Agora para acessar as notícias, obter informações e acompanhar o trabalho do executivo municipal basta acessar: https://www.instagram.com/prefbandeirantes.ms/, ou procurar o usuário @prefbandeirantes.ms, seguir e conferir as novidades.

Ricardo Maia/Ascom

 

 

SES alerta sobre riscos de acidente com escorpião, meses de agosto a novembro concentram maior número de casos

Bandeirantes conta com soro antiescorpiônico na Rede Municipal de Saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) alerta para o início do período com maior atividade de escorpiões no Estado. Com a elevação das temperaturas e o aumento da umidade, os meses de agosto a novembro costumam concentrar o maior número de acidentes registrados anualmente.

Só em 2025, já foram notificados 3.436 casos até julho, número que tende a crescer nas próximas semanas.

“Os acidentes com escorpiões apresentam uma sazonalidade bem marcada. Durante os meses frios, os casos costumam diminuir. Mas, com o fim do inverno e o início do calor, como agora em agosto, começamos a observar um aumento nos registros. Isso se deve a fatores ambientais, como o aumento da temperatura e da umidade, que favorecem a atividade dos escorpiões, especialmente por ser também o período reprodutivo desses animais”, explica o biólogo Isaías Pinheiro.

Nos últimos cinco anos, o Estado registrou um crescimento contínuo nas notificações. Em 2020 foram 2.952 ocorrências, enquanto em 2023 esse número chegou a 5.303. Campo Grande lidera as estatísticas, seguida por Três Lagoas e Dourados.

Crianças concentram os casos graves

Embora a maioria dos acidentes seja de baixa gravidade, o perfil dos casos mais severos acende o alerta: 60% dos registros graves envolvem crianças menores de 10 anos.

“Infelizmente, já tivemos a perda de duas crianças recentemente, o que reforça a importância de mantermos a vigilância ativa e o apoio técnico aos municípios durante este período crítico. Estamos constantemente reforçando a estrutura da rede hospitalar com a disponibilização do soro antiescorpiônico, que está disponível em unidades de referência de todas as regiões, garantindo atendimento rápido e adequado em casos graves”, destaca Karyston Adriel, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental da SES.

Confira algumas dicas para se prevenir dos ataques de escorpião:

  • Manter camas afastadas das paredes;
  • Não deixar cobertores encostando no chão;
  • Verificar lençóis, embaixo das camas e roupas antes de usá-las;
  • Fechar bem os ralos e tampar pias e tanques;
  • Evitar o acúmulo de entulho e materiais que possam servir de abrigo;
  • Controlar a presença de baratas, que são alimento para escorpiões — o que pode ser feito com dedetização periódica (a cada 3 a 6 meses).

Danúbia Burema, Comunicação SES

Foto: Helton Davis/SES

Feliz dia a todos os pais!!

Prefeito encerra 1º semana da administração reunido com secretariado em Bandeirantes

Reunião foi realizada uma dia depois de encontro com vereadores

Na manhã desta sexta-feira (8) o prefeito de Bandeirantes, Celso Abrantes, realizou reunião com o secretariado. No encontro, que aconteceu no gabinete da prefeitura, foi feito um balanço da 1º semana da administração.

O prefeito comunicou, durante a reunião, algumas providências necessárias para superar o momento difícil da cidade, com foco no planejamento das ações da gestão.

“Destacamos algumas medidas que serão necessárias para dar continuidade no projeto de reconstrução do município”.

Ainda durante o encontro os secretários fizeram um relato das suas pastas, apresentando os problemas e as ações que estão sendo desenvolvidas.

Reunião com os vereadores

O prefeito também se reuniu com os vereadores nesta quinta-feira (7) para discutir obras de pavimentação asfáltica em Bandeirantes.  O projeto será apresentado ao governador Eduardo Riedel para inclusão no programa MS Ativo – Municipalismo do Governo do Estado.

Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Abdo, e os vereadores Mario José de Souza, Zulene Diniz, Maisa Aparecida dos Santos, Hudeylson Escobar Santana e Jair Pereira.

O programa MS Ativo – Municipalismo tem o objetivo de aproximar o estado dos municípios através de um modelo de gestão compartilhada, com metas a serem atingidas para proporcionar melhorias no sentido de garantir as melhores entregas para a população.

Ricardo Maia/Ascom