Prefeitura viabiliza ventiladores pulmonares para atender pacientes

Imagem ilustrativa dia equipamentos que vão fortalecer ainda mais o atendimento a população de Bandeirantes.
Imagem ilustrativa dos equipamentos que vão fortalecer ainda mais o atendimento a população de Bandeirantes.

Após promover investimentos em ações de prevenção ao Coronavirus, de adotar medidas rígidas de controle do comércio e ordenar inclusive o trânsito de pessoas pelas ruas da cidade, o prefeito Àlvaro Urt agora viabilizou a compra de ventiladores pulmonares, equipamentos necessários a pacientes que possam apresentar algum tipo de Insuficiência respiratória ou doenças que podem ter como origem, distúrbios respiratórios. E é justamente a complicação clinica dessas insuficiências que tem sido a principal causa de mortes provocadas pelos portadores e infectados do coronavírus.

Para o prefeito, são equipamentos necessários e que vão modernizar ainda mais o Sistema de Saúde Pública de Bandeirantes. Os equipamentos foram adquiridos com apoio do Sistema Judiciário e recursos de emenda parlamentar.

A nova pandemia pode causar sintomas respiratórios semelhantes ao de uma forte gripe e, em alguns casos (principalmente em pacientes idosos e portadores de comorbidades) evoluir para o óbito. O coronavírus pode desencadear um processo inflamatório nas vias aéreas e, principalmente nos pulmões, sendo causa de extensa pneumonia. A resposta anti-inflamatória exacerbada do sistema imunológico do doente, pode ainda agravar a insuficiência respiratória, dificultando a absorção do oxigênio. Os equipamentos auxiliam no tratamento e recuperação dos pacientes. Graças as medidas adotadas em Bandeirantes e ao apoio da população, o município ainda não registrou casos da doença. Os dois equipamentos entram em operação no Hospital municipal nós próximos dias.