A grave crise provocada pela ameaça do Coronavirus no Brasil e em Mato Grosso do Sul, considerando o estado de Calamidade Pública e as orientações do Ministério Público Estadual, levou o prefeito de Bandeirantes, Àlvaro Urt, a assinar o decreto 029/2020, proibindo o corte do fornecimento de água em Bandeirantes. A medida tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada.
As contas vencidas no período em que o decreto estiver em vigor, poderão ser parceladas em 36 vezes sem juros, e correção, 48 vezes com juros ou em 60 vezes com juros e correção.
O Decreto isenta ainda todas as famílias que se enquadram na tarifa social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, por 90 dias do pagamento do fornecimento de água. Esses beneficiários tem consumo mensal de até 10m3 (dez metros cúbicos).
Àlvaro Urt justificou a medida como necessária para garantir tranquilidade ao cidadão e importante nesse momento de união coletiva contra a ameaça do Coronavirus. “Estamos cobrando cooperação da nossa gente, mas também estamos procurando retribuir essa parceria, oferecendo benefícios que são legais e que vão facilitar a vida das pessoas nesse momento difícil para todos nós”, destacou o prefeito.
A orientação é que a população economize água nesse período para não sobrecarregar o sistema já que as pessoas estão passando mais tempo em casa.