Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial será celebrado nesta sexta feira em Bandeirantes

Ação vai acontecer na praça Joaquim Pedro de Campos

A Prefeitura de Bandeirantes está organizando uma grande ação de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde visa promover a conscientização da população sobre os riscos do problema. Uma equipe do ESF I ” Gedeão Nogueira da Rocha” fará uma ação para aferição de pressão arterial, glicemia e orientação de hábitos alimentares. A Nutricionista Iriá Niedermeyer também vai participar da programação. Caso algum voluntário apresente alteração, será solicitado exames laboratoriais e agendamento para consulta médica. Os profissionais vão oferecer atendimento gratuito aos cidadãos nesta sexta feira, 26, a partir das 8h da manhã na Praça Joaquim Pedro de Campos.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).
Diagnóstico:
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão.
Prevenção e controle:
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.
Os profissionais convocam todos que buscam o diagnóstico. Já os pacientes que são Hipertensos devem procurar a Unidade Básica de Saúde para acompanhamento.