Buscando organizar a categoria dos profissionais que ganham a vida produzindo arte, o Presidente da Funcest, (Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, Gustavo Sprott, organizou uma reunião com representantes das artesãs de Bandeirantes. O Objetivo foi iniciar o processo de profissionalização da categoria e a criação de uma Associação que possa fortalecer as atividades desenvolvidas pelos profissionais que produzem arte no município. No encontro ficou estabelecido que no próximo dia 26 de abril, haverá uma reunião na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, onde as profissionais vão receber a carteira de artesã. Essa é uma ação governamental que pretende valorizar quem produz arte no Estado.
Ainda segundo Sprott, a prefeitura vai organizar no próximo dia 6 de abril, uma feira dos produtos artesanais. O evento vai acontecer no prédio da Funcest e na praça Joaquim Pedro. O prefeito Álvaro Urt tem se empenhado no sentido de possibilitar a organização e o fortalecimento das atividades que geram desenvolvimento econômico e social no município.
“As pessoas devem se conscientizar e se mobilizar cada vez mais pela luta de seus direitos. Uma pessoa sozinha é só mais uma pessoa na multidão. A partir da participação organizada das pessoas podem ocorrer transformações estruturais, sociais necessárias para atingirmos nossos objetivos. O associativismo é um meio de atingirmos mais facilmente nossos objetivos. Pois, um grupo de pessoas unidas podem mover montanhas”, lembrou o prefeito.
Os Grupamentos voluntários têm importante função histórica, pois para participar na determinação de seu próprio destino as camadas populares devem se fazer representar, atuando através de grupos políticos, religiosos, de trabalho, de estudos, comitês, comissões, núcleos de produção, consumo e distribuição, etc..
Esses grupos juridicamente estabelecidos, podem evoluir para uma sociedade onde direitos e deveres ficam legalmente colocados. Nesse processo associativo destacam-se três modalidades de organização: Associação, Cooperativa e Sindicato, das quais desta-se a melhor opção para um agrupamento de artesãos a Associação.
CARACTERÍSTICAS DE UMA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS
Conceito:
Sociedade civil sem fins lucrativos.
Finalidade:
– Representar e defender os interesses dos Associados;
– Estimular a melhoria técnica, profissional e social dos Associados;
Legislação:
– Constituição do Brasil (Art. 5º., incisos XVII a XIX e Art. 174 Parágr. 2º.)
– Código Civil
Número de Pessoas Necessárias:
Mínimo 2 (duas) pessoas, conforme legislação.
Mínimo 12 (doze) pessoas é o ideal para iniciar a constituição de uma Associação de Artesãos.
Contabilidade:
Escrituração contábil simplificada ( Livro Caixa);
Em casos excepcionais, conforme determinado pela Legislação;
Associação conceito geral:
A Associação e uma sociedade civil sem fins lucrativos, onde vários indivíduos se organizam de forma democrática em defesa de seus interesses, para atingir seus objetivos sociais.