Agentes Comunitários de Saúde Ajudam no Combate ao Foco do Mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria de Saúde , por meio dos ACSs ( Agentes Comunitários De Saúde ) , vem desenvolvendo ações que visam conscientizar a população dos riscos da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Responsáveis pelo cadastro das suas micro áreas , os ACSs realizam orientações , atividades de prevenção de doenças, agravos e de vigilância à saúde por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, por exemplo , combate à dengue, leishmaniose , entre outras , estando em contato diário com as famílias.

A Coordenadora Municipal de Atenção Básica , Enf.ª  Thais Carvalho , destaca a importância do trabalho desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde:“Em visita as ACSs tem um contato direto com a família da sua micro área. Esse contato é importante para realizar as orientações necessárias quanto a prevenção de varias doenças inclusive possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Ter estes olhos e ouvidos minimizam os casos de doenças que são de caráter infecto – contagiosa. Sem os ACSs , os saldos negativos seriam constastes”.

Na imagem , duas ACSs representando toda equipe, hoje a Secretaria Municipal de Saúde conta com 15 ACSs , cobrindo toda cidade , ajudando a manter os números e situações epidemiológicas sobre controle. Procure o Agente Comunitário de Saúde da sua Micro Área para maiores informações!