Os professores da Rede Municipal de Ensino de Bandeirantes vão receber reajuste de 12,05%. O benefício além de valorizar a categoria, eleva o salário do professor do município, ao nível do piso nacional. Com o aumento, professores que cumprem 40h semanais em sala de aula, terão o salário de R$ 2.557,80.
Essa era uma reivindicação antiga da categoria e demonstra o desejo da atual administração em promover a valorização do professor. O Projeto que prevê o aumento a categoria será retroativo ao mês de janeiro e já foi enviado para o Legislativo Municipal. Para entrar em vigor e beneficiar a categoria, depende agora da análise e aprovação dos vereadores do município.
“Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo com Bandeirantes. Assumimos uma prefeitura com muitos problemas e enfrentamos muitas dificuldades para colocar a casa em ordem. Agora estamos buscando valorizar nossos servidores públicos concedendo benefícios e valorizando o esforço de cada um. Nossa gestão é baseada no equilíbrio e na valorização dos recursos públicos. Nossa forma de fazer política é diferente inclusive nessa questão. ”, destacou o prefeito Álvaro Urt.
O piso nacional do magistério vale para os profissionais de educação básica em início de carreira, com formação de nível médio, contratados para jornada de 40 horas semanais e é atualizado anualmente, sempre em janeiro, conforme determina a lei.
Apesar do patamar mínimo, as redes de ensino de Estados e municípios enfrentam dificuldades financeiras para pagar o salário estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação). Conforme pesquisa divulgada no ano passado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apenas metade dos Estados conseguia atingir o piso nacional. “Nossos esforços aqui em Bandeirantes estão permitindo que nosso município também cumpra o que estabelece a lei e acima de tudo, reconhecendo a importância dos professores”, destacou Marcos Paschoalim, Secretário Municipal de Educação.