A Prefeitura Municipal De Bandeirantes , na gestão do Prefeito Álvaro Urt, através da Secretaria Municipal De Educação , teve acesso ao resultado do IDEB 2017 para a Educação do Município de Bandeirantes. O IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática ( Prova Brasil ) e no fluxo escolar ( Taxa de aprovação).
O IDEB das Escolas Estaduais e Municipais de Bandeirantes , que foi divulgado recentemente , é elaborado em duas etapas: Aprendizado e Fluxo de Presença. Do Estado , a Escola Estadual “João Ribeiro Guimarães “ , foi a única participante do IDEB no município. Abaixo as notas e as metas propostas para o município, pelo Ministério da Educação ( MEC ).
- Rede Estadual Anos Iniciais: Meta 5,1 /Nota 4,9. Anos Finais: Meta 5,0/ Nota 4,4
- Rede Municipal Anos Iniciais: Meta 5,7/ Nota 5,9.
O Destaque ficou por conta da Escola Municipal Patotinha , que obteve a Nota 6,1 , superando a meta proposta para ano de 2017 que era de 5,9 .
O Secretário de Educação Sr. Marco Paschoalim falou sobre o desempenho positivo do Ensino municipal:” Apesar da avaliação positiva aparecer somente nos anos iniciais, vale salientar que, existe uma sequência de elementos fundamentais para atingir as metas previstas. É um trabalho que se inicia na educação infantil , onde se dá os primeiros passos para alcançar resultados. Somados, claro , com transporte escolar na zona rural e urbana ( Que é o responsável pelo Fluxo de Freqüência escolar ) , uma alimentação de qualidade , funcionários totalmente dedicados e vários outros fatores que , proporciona esse desempenho positivo”. Finalizou o Secretário.
Contudo , é correto afirmar que a educação municipal vem ganhando seu devido reconhecimento. Todavia, o trabalho tem que ter sequência e evoluir. Parabéns aos funcionários da Educação em um contexto geral, pois cada um é merecedor de tal reconhecimento visto que todos são responsáveis por uma educação de qualidade.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes “Cidade das Oportunidades”.