A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou, ontem (27), o reforço do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus, com o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV), conhecido como fumacê.
A ação segue até o dia 14 de setembro e vai percorrer todos os bairros do município e o distrito de Congonhas. O carro fumacê passará em dois horários, no período da manhã, das 4 às 8h, e no período da tarde e noite, das 17 às 22h.
A Semusa solicita aos moradores que abram portas e janelas das suas residências para maior eficácia na aplicação do inseticida. É importante também cobrir alimentos, água, comedores de animais e gaiolas de pássaros, além de retirar as roupas do varal e proteger crianças idoso e pessoas com asma, rinite e alergia.
A coordenadora de Controle de Vetores da Semusa, Kenia Camargo, alerta que mesmo com o fumacê, a população deve manter os cuidados.
“O fumacê elimina apenas o mosquito adulto, as larvas continuam vivas na água parada. Se não acabarmos com os criadouros, em poucos dias teremos novos mosquitos. Por isso, a ação mais importante é a sua, dentro de casa”. afirmou.
Ela também deu algumas dicas para a população:
• Tampas bem fechadas em caixas d’água, tonéis e tambores;
• Limpe calhas e lajes;
• Vire garrafas, baldes e potes com a boca para baixo;
• Coloque areia nos pratinhos de plantas ou lave 2x por semana;
• Guarde pneus em local coberto ou fure para não acumular água;
• Amarre bem sacos de lixo e não jogue lixo em terrenos baldios;
• Mantenha piscinas tratadas ou cobertas;
• Lave com bucha as bordas de potes de água de animais e plantas para remover ovos
Em caso de chuva ou vento forte a passagem do fumacê será remarcada para o dia seguinte no mesmo horário.
Média Incidência
Segundo os últimos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Bandeirantes tem média incidência de dengue e Chikungunya.
No caso da dengue o município tem 10 casos prováveis da doença e 1 caso confirmado. Já em relação a Chikungunya são 22 casos prováveis e 10 confirmados.
Confira a programação do carro fumacê:

Ricardo Maia/Ascom
Foto: Divulgação
