Prefeitura de Bandeirantes recebe prêmio por inovação na administração pública durante Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes


⏱️ 4 min

A Prefeitura de Bandeirantes recebeu, na última quinta-feira (18), no Bioparque Pantanal em Campo Grande, o Prêmio Prefeito Inovador 2026. O reconhecimento foi entregue ao vice-prefeito, Marinho Serpa, e pelo chefe de TI (Tecnologia da Informação), Lucas Barros, durante o 4ª Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes.

O evento foi promovido pela RCD (Rede Cidade Digital), em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

SIAF

A premiação foi concedida pelo desenvolvimento do Sistema de Informações e Atendimentos Farmacêuticos (SIAF).

A ferramenta, desenvolvida pela equipe de TI (Tecnologia da Informação) da prefeitura, modernizou e organizou os atendimentos ao público na Farmácia Central do município, através do registro e acompanhamento da solicitação de medicamentos na Rede de Saúde.

Além disso o sistema também permite o uso dos dados, como a quantidade de atendimentos realizados, tempo médio de resposta, histórico dos usuários, nível de satisfação e desempenho da equipe, para otimizar e qualificar os serviços de saúde oferecidos pelo município.

Prefeito Inovador

Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), a premiação é um reconhecimento aos gestores municipais que promovem a transformação digital em suas cidades, com ações voltadas para a modernização, digitalização e o uso de dados para a tomada de decisões estratégicas.

O diretor da RCD ressalta que o “título de Prefeito Inovador valoriza os gestores que utilizam a tecnologia de forma estratégica para transformar a administração pública e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população”.

Segundo o prefeito, Celso Abrantes, a conquista demonstra a importância da inovação para a gestão pública. “Com o SIAF garantimos um atendimento mais rápido, acessível e eficiente à população. Agora, os pacientes encaminham sua receitas por WhatsApp e entregamos os medicamentos nas residências”.

Benefícios para a população

Para o chefe de TI, Lucas Barros, um dos principais benefícios do SIAF é a centralização do atendimento.

“Antes, muitas demandas podiam ficar espalhadas em diferentes canais ou setores. Com o sistema, tudo passa a ser organizado por uma única central de atendimento da Farmácia Municipal, facilitando a gestão, melhorando a comunicação com o cidadão e tornando o serviço mais eficiente”.

Outra facilidade do sistema é que todos os pacientes atendidos recebem um número de protocolo, permitindo mais controle, rastreabilidade e segurança nas informações.

“De forma geral, o SIAF traz mais agilidade, transparência, controle e qualidade no atendimento farmacêutico, permitindo que a gestão acompanhe melhor as demandas da população e ofereça um serviço mais humanizado e organizado” afirmou Lucas.

O gestor realizou ainda uma palestra, na sexta-feira (19), durante o congresso, apresentando outros exemplos de projetos de inovação que foram desenvolvidos para a administração pública municipal.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: Itamael Carvalho