O prefeito de Bandeirantes, Álvaro Urt, e a secretária municipal de Assistência Social, Maria Venância, participaram ontem (21) na Governadoria da solenidade de assinatura do pacto de adesão ao cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O repasse de 2018 representa um acréscimo de mais de meio milhão de reais se comparado com 2017 quando os municípios receberam em seus fundos R$ 15.500.000,00. Em Mato Grosso do Sul, a política de assistência social é ofertada em todos os municípios, com 750 unidades de atendimento devidamente regularizadas, que podem ser beneficiadas com o cofinanciamento do Governo do Estado. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).
Antigamente, os repasses eram feitos por meio de convênios, mas no de 2015 as transferências começaram a ser feitas do Feas (Fundo Estadual de Assistência Social) para os fundos municipais, garantindo que todos os municípios sejam contemplados.
Neste ano, o município de Bandeirantes está recebendo o valor de R$ 5.250,00 mensais que é partilhado pelo Conselho Municipal de Assistência Social para o abrigo, a Apae e os benefícios eventuais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).