A saúde mental vem ganhando atenção de toda a sociedade, e não é para menos, desde a pandemia os números vem crescendo no Brasil, com aumento significativo dos casos de ansiedade e depressão. Dados da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), indicam que no Brasil 10% dos adolescentes enfrentaram transtornos mentais graves em 2023.
Para enfrentar esse problema a Secretaria de Educação de Bandeirantes (Semed) criou o Núcleo de Atenção Psicossocial (NAP), que vai atuar no cuidado com a saúde mental na Rede Municipal de Ensino.
Setembro Amarelo
E as primeiras ações do NAP foram realizadas durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. Neste ano a campanha teve como tema: “Conversar pode mudar vidas”, reforçando a importância do diálogo para acolher quem sofre em silêncio.
A secretária de Educação, Josiane Gomes, explicou que as atividades incluíram dinâmicas com os educadores e rodas de conversa os alunos. “Nas dinâmicas trabalhamos a valorização pessoal, o papel do professor e o fortalecimento da saúde mental, já com os estudantes conversamos sobre importância de falar sobre sentimentos, pedir ajuda e valorizar a vida”.
A equipe do NAP é formada pelas psicólogas, Juliana de Oliveira Tavares e Hélida Ferreira da Silva, pelos assistentes sociais, Karoline Lima Ferreira e Hudson Escobar Santana e pela psicopedagoga Cleide Freitas de Souza.
A próxima ação será realizada com os servidores da Secretaria de Educação durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama e de colo de útero.
Ricardo Maia/Ascom