Temperatura pode chegar aos 37º no município, moradores devem evitar queimadas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de baixa umidade do ar para esta quinta-feira (18) em Bandeirantes. Segundo o comunicado, que vale até às 19h, o índice deve ficar entre 20 e 30%, favorecendo a ocorrência de incêndios e riscos à saúde.
As recomendações para a saúde são de ingerir bastante líquido e evitar desgaste físico e exposição ao sol nos horários mais quentes do dia.
Estado de Emergência Ambiental
O Governo do Estado também prorrogou a vigência do Estado de Emergência Ambiental em Mato Grosso do Sul, a medida, publicada em março, foi estendida até o dia 30 de novembro.
A decisão foi embasada em parecer técnico do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) que aponta que o longo período de estiagem, combinado com altas temperaturas favorece a incidência de incêndios.
“Estamos vivendo um período de extrema criticidade climática, com risco elevado de incêndios florestais em todas as regiões do Estado, seja em áreas urbanas ou rurais. A prorrogação da emergência é uma medida necessária para proteger vidas, proteger o meio ambiente e garantir agilidade nas ações de prevenção e resposta”, destacou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Ricardo Maia/Ascom
Foto: Saul Schramm/Secom