Semusa reforça combate ao mosquito transmissor da dengue com carro fumacê

Bandeirantes está entre os municípios com alta incidência de dengue e chikungunya em Mato Grosso do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inicia hoje (18), a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti em Bandeirantes. O carro do fumacê vai circular pela cidade até o dia 22, das 4 às 8h e das 16 às 20h.

A medida se deve ao aumento de casos de dengue e chikungunya registrados em todo o estado. Neste ano já foram notificados 13.682 casos prováveis de dengue, com 7.709 casos confirmados. Em Bandeirantes foram notificados 104 casos prováveis. Os dados são do boletim epidemiológico produzido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a Semusa o inseticida usado nas aplicações elimina apenas mosquitos adultos, por isso, é importante eliminar os criadouros e realizar limpeza constante de quintais e terrenos.

Dicas importantes

De acordo com a coordenação de Endemias é importante que durantes a aplicação os moradores abram as portas e janelas da residência, protejam os animais de estimação, tampem recipientes com alimentos e recolham roupas do varal.

Também é recomendado que os moradores não permaneçam na frente de casa e que após a aplicação seja feita a limpeza de bebedouros e comedouros dos animais de estimação.

Ricardo Maia/Ascom