Conferência discutiu políticas de assistência social em Bandeirantes

Muita gente vai estranhar se ouvir a palavra SUAS, apesar do desconhecimento de grande parte da população as políticas do Sistema Único da Assistência Social estão presentes no dia a dia das cidades, garantindo proteção social e apoio às famílias e comunidades.

Pensando em aperfeiçoar o sistema e contribuir com a formulação de políticas públicas na área a Secretaria de Assistência Social de Bandeirantes promoveu na terça-feira (8), no Sindicato dos Servidores Públicos de Bandeirantes, a 15ª Conferência Municipal da Assistência Social.

O evento, realizado a cada 4 anos, teve como tema “20 anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, e contou com a participação de usuários do sistema, servidores da assistência, Conselho Municipal de Assistência Social e da representante da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Cristina Barros de Miranda.

O prefeito Marcelo Abdo destacou a importância da Conferência e do SUAS para a sociedade. “Essa é uma rede de proteção que vem de uma luta muito grande, por isso, devemos dar muito valor e cuidar para que tudo o que foi conquistado até hoje possa estar sempre melhorando em benefício das pessoas que mais necessitam”.

Além de propostas para o município a Conferência discutiu e aprovou diretrizes para o Sistema Estadual e Nacional de Assistência Social. Foram eleitos ainda 4 delegados para representar Bandeirantes na etapa estadual, que vai ocorrer em Campo Grande, no mês de setembro.

SUAS em debate

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Eduarda Araújo de Souza, as conferências tem um papel fundamental na construção das políticas públicas. “Apesar de não tomarem decisões imediatas, elas geram resultados concretos que influenciam diretamente o funcionamento do SUAS”.

“É um espaço para avaliar como está o Sistema Único Assistência social em Bandeirantes. Essa avaliação ajuda a gestão municipal a reorganizar prioridades e focar recursos de forma mais eficiente”, afirmou a secretária.

As propostas serão agora encaminhadas aos governos para implementação das ações definidas.

Ricardo Maia

Foto Ricardo Maia