Carreata em Bandeirantes alerta sobre abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes

Disque 100, Polícia Militar e Conselho Tutelar são os canais para denúncia

Uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade marcou, nesta segunda-feira (19), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Bandeirantes. Promovida pela Secretaria de Assistência Social a ação faz parte da campanha Maio Laranja.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Eduarda Araújo de Souza, a mobilização é uma forma de “chamar a atenção da sociedade para o problema e conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos no combate a esse tipo de violência”.

Além das secretarias municipais participaram da carreata a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Conselho Tutelar, Apae e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Estatísticas da violência

Dados da Secretária Estadual de Saúde indicam que no período de 2019 a 2023 foram registradas 22.253 notificações de violência contra crianças e adolescentes, sendo 2.516 notificações de violência sexual.

O sexo feminino é o mais atingido pela violência sexual, com 77,2 % dos casos. A faixa etária mais vulnerável é dos 10 aos 14 anos. Outros dados do levantamento aponta que a casa continua sendo o principal local das ocorrências e que grande parte dos abusos é cometida por pessoas do próprio núcleo familiar, ou do círculo de convivência.

Ricardo Maia/Ascom