A vacina contra a dengue está disponível nos ESFs Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo, quem quiser se vacinar deve levar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação
Equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes esteve, hoje (31) pela manhã, nos órgãos públicos para levar a vacinação contra a dengue para os servidores do município. A ação faz parte da campanha que está sendo realizada pela secretaria seguindo determinação do Ministério da Saúde.
A imunização contra a dengue teve sua faixa etária ampliada, agora pessoas dos 4 aos 59 anos podem receber a vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda. O esquema vacinal compreende duas doses com intervalo de 90 dias.
A eficácia da vacina é de 65% para a doença sintomática de qualquer gravidade e 85% para internação.
Segundo os dados divulgados na última quarta-feira (24) pelo Boletim Epidemiológico da Secretária Estadual de Saúde (SES) em Mato Grosso do Sul já foram confirmados 6.578 casos da doença e existem outros 14.630 casos em investigação, o total de óbitos chega a 15. Apesar dos números terem diminuído em relação a 2023 a preocupação ainda é grande pois não existe um remédio específico para tratar a doença. O município com maior número de casos proporcionais à população no estado é Coronel Sapucaia, com 1.596 casos.
Ricardo Maia / Asscom