O projeto é uma iniciativa Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e foi definido como prioritário pelo executivo municipal
A sustentabilidade é uma das principais preocupações para o desenvolvimento das cidades. Com as mudanças climáticas e seus efeitos cada vez mais os gestores públicos e privados tem desenvolvido estratégias para enfrentar esse problema, em Bandeirantes a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, está avançando no programa de Desenvolvimento de Cooperativas de Materiais Recicláveis.
O programa é voltado a dar suporte aos trabalhadores, por meio de consultoria especializada, para a formalização de associação de catadores como forma de ampliar a geração de renda de forma sustentável.
Para conhecer um pouco mais do trabalho realizado nas cidades que já implantaram as cooperativas de reciclagem a agente de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, Elaine Montagna e a catadora de reciclados, Cleonice Maria Novaes Balbino, estiveram, no final da semana passada, em uma visita técnica a Brasília para conhecer estratégias adotadas por cooperativas que são referência na área.
Segundo Elaine Montagna a visita foi muito importante para conhecer essas iniciativas que deram certo em outras cidades e trazer um pouco dessa experiência para Bandeirantes. “Nosso projeto é o de montar uma cooperativa e a nossa vinda a Brasília abriu um leque muito grande, com muitas ideias para colocarmos em prática em nosso município”, afirmou.
Durante a missão técnica, representantes de Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde de Mato Grosso estiveram na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), para conhecer um programa de negócios específico para cooperativas de reciclagem. O grupo também conheceu o funcionamento da Capital Recicláveis, considerada a maior empresa de recicláveis da região Centro-Oeste, que atua no gerenciamento integrado de resíduos com serviços de coleta, industrialização, comércio e destinação final adequada de materiais recicláveis.
De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Vitor Faria, a iniciativa é realizada no âmbito da inclusão produtiva das comunidades com o foco na sustentabilidade. Ele ressalta que a missão técnica é um complemento ao acompanhamento que os grupos já recebem, pois permite que eles conheçam estratégias que deram certo e troquem experiências com quem já se consolidou na área.
“Quisemos proporcionar tanto para os catadores que trabalham com materiais recicláveis, quanto para os gestores públicos, o acesso à boas práticas que podem ser replicadas nos municípios onde eles estão inseridos. Eles puderam ver mais sobre cooperativismo, sobre o mercado que envolve o setor da reciclagem com o oferecimento de serviços que são agregados à coleta, por exemplo, além de técnicas de gestão. Então, são muitos conhecimentos que vão fazer a diferença no trabalho que desenvolvem”, destacou o analista-técnico do Sebrae/MS.
Outro local visitado pelo grupo foi o Grupo Recicle a Vida – uma associação que reúne oito cooperativas e também trabalha com o processo completo, desde a coleta e triagem até o transporte e a destinação correta dos resíduos. “Foi bem legal poder mostrar um pouquinho do nosso trabalho. Desde 2015 a gente tem atuado, principalmente, na questão de valorizar aquilo que os catadores fazem. Hoje, prestamos serviços para o Governo Federal, para grandes condomínios e empresas, como o McDonald’s, então, quisemos mostrar a eles que é possível fazer um trabalho relevante nessa área e destacar que o cuidado com o resíduo é uma responsabilidade que deve ser compartilhada”, pontuou Mônica Licassali, coordenadora administrativa do Grupo Recicle a Vida.
Programa Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as Prefeituras Municipais que aderiram. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer enquanto grupo, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a administração municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações e boas práticas de sustentabilidade.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site http://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Ricardo Maia / Asscom
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS