Realizado pelo Sebrae/MS, Prefeitura Municipal e Funtrab-MS, o evento levou conhecimento sobre empreendedorismo e oportunidades de negócio
Em torno de 130 pessoas participaram do Empreenda Hoje, na noite dessa quinta-feira (25), na Escola Municipal Leontina Luciana da Silva, em Bandeirantes. Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, e contou com o apoio da Fundação do Trabalho (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com o Sistema S, e trouxe cursos de capacitação profissional às pessoas que desejam empreender ou buscam recolocação no mercado de trabalho.
De acordo com o prefeito de Bandeirantes. Gustavo Sprotte, essa é mais uma ação realizada pelo Cidade Empreendedora que tem o intuito de levar conhecimento, apoiar o comércio local, e contribuir com a qualificação de pessoas para o mercado de trabalho. “Temos a parceria com o Sebrae desde 2021 e ela tem sido muito importante. Nesses últimos anos, percebemos que o empreendedorismo, a agricultura e os pequenos negócios cresceram muito, através dos cursos, palestras e capacitações que são realizadas aqui. O programa tem trazido novas ferramentas para promover o desenvolvimento da cidade e o Empreenda Hoje é mais uma delas para fomentar oportunidades de emprego e fortalecer a nossa economia”, destacou o líder do executivo.
Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, o Empreenda Hoje é uma grande entrega do programa Cidade Empreendedora para o município. “Fizemos uma série de capacitações para quem quer se recolocar no mercado de trabalho ou uma nova oportunidade de geração de renda, contemplando o eixo escolhido por Bandeirantes, o ‘Cidade Inclusiva’. Inclusive temos mulheres empreendedoras expondo seus trabalhos através de uma feira de negócios. O Sebrae age como um agente articulador entre os parceiros locais, promovendo iniciativas que trazem desenvolvimento para a economia local”, pontuou.
Conforme o diretor executivo da Funtrab-MS, Paulo Machado, essa atuação é importante para trazer oportunidades para a população de Bandeirantes e apoiar os empreendedores locais. “Para nós é um privilégio trazer qualificações para que as pessoas possam empreender, além de proporcionar mão-de-obra qualificada para os pequenos negócios locais. O programa MS Qualifica tem esse propósito, fazer com que o empresário tenha acesso às ferramentas necessárias para implementar seus negócios”, ressaltou o diretor executivo.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento e Turismo de Bandeirantes, Guida Prado, a iniciativa é de grande relevância para Bandeirantes, principalmente, por trazer mais conhecimento para as pessoas. “O Empreenda Hoje é mais uma iniciativa que promove o desenvolvimento da população, através de cursos de palestras, qualificando a mão-de-obra e gerando melhores oportunidade de emprego e renda”, destacou a secretária.
Durante a abertura do Empreenda Hoje, a Prefeitura Municipal recebeu do Sebrae mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora: o Branding Book Municipal com estratégias para posicionar Bandeirantes como a cidade do “Santuário dos Viajantes”. O documento foi confeccionado em conjunto com a sociedade para consolidar a imagem que o município deseja passar para quem é de fora atraindo novos investimentos para a cidade. A marca territorial destaca a localização estratégica do município, que é atravessada pela BR-163, gerando um intenso fluxo de visitantes e passantes, além de remeter às festividades locais e ao santuário de Nossa Senhora Aparecida presente em Bandeirantes.
Além de representantes das instituições que realizam o evento, estiveram presentes na solenidade lideranças locais, como a coordenadora dos estagiários da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Bandeirantes, Rosemary Luiz Pereira; a secretária municipal de Assistência Social, Maria Eduarda Araújo de Souza; e o diretor da Rede de Emprego e Atendimento ao Trabalhador (Funtrab), Luiz Eduardo Ferreira Rocha.
Empreendedorismo Feminino
Na abertura do Empreenda Hoje, também foram entregues os certificados de conclusão de outra iniciativa realizada no município voltada para o fomento à inclusão produtiva: a Metodologia das Três Fases, que tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres atendidas pela Secretaria de Assistência Social de Bandeirantes por meio dos cursos de gastronomia. O grupo também recebeu um “kit semente” – quantia em dinheiro viabilizada para que cada uma tenha recurso para iniciar um negócio.
Ao todo, oito mulheres concluíram a metodologia voltada para proporcionar o desenvolvimento humano e profissional, trazendo oportunidades de geração de renda. Uma das participantes é empreendedora de moda íntima, Zilda Teixeira Weis, que trabalhava como vendedora de lingerie há 14 anos e ressalta que antes da metodologia das três fases não sabia o que era ser uma empreendedora, “Só tenho que agradecer ao Sebrae. Durante todo o processo eu aprendi a precificar, comprar os produtos e acreditar no meu potencial. Hoje confio no meu trabalho, meu lucro aumentou, eu acredito que o empreendedorismo em parceria com o Sebrae é uma grande oportunidade de crescimento”, destacou.
Qualificação profissional e oportunidades
O Empreenda Hoje ofereceu qualificação para quem busca inserção no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Foram oferecidas oficinas gratuitas, que trabalharam as seguintes temáticas: “Técnicas de entrevista e elaboração de Currículo” e “Soft Skills Estratégias: a diferença no mercado de trabalho”. Além das palestras “Gestão do tempo, inteligência emocional e comunicação” e “Relacionamento pessoal, interpessoal e ética”.
Ellen Barbosa Allen, participou de uma das oficinas para aprender mais sobre técnicas de entrevista e como elaborar um currículo, ela explica que oportunidades de obter conhecimentos como esse são essenciais para quem nunca trabalhou. “Preciso de um emprego e essa é a oportunidade de aprender a apresentar minhas habilidades e saber como me comportar em uma entrevista de emprego. Espero que após toda essa aula eu consiga uma colocação no mercado de trabalho”, comentou.
Já Marinalva Maria da Silva, cuidadora social, participou da palestra “Relacionamento pessoal, interpessoal e ética”, e entende que esse tema é importante para todas as profissões. “Quem trabalha com pessoas é fundamental saber se relacionar bem e esse tema agrega tanto a minha vida profissional, quanto pessoal”, frisou.
Além de participar das capacitações, quem foi ao evento também pode visitar a Feira de Negócios que expôs produtos dos empreendedores locais. Uma das participantes foi Lilian Cristina Pires Gomes. Ela contou que, atualmente, grande parte da sua renda vem da venda dos seus queijos e pimentas. “Eu trabalhava como diarista, vendia um queijo aqui, outro ali, não tinha lucro nas minhas vendas e muitas vezes tinha até prejuízo. Após a qualificação do Sebrae aprendi a valorizar o meu trabalho, conquistar os clientes e desta forma as vendas aumentaram”, conta.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo portal cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Agência Sebrae
Fotos: Eduardo Barem