Bandeirantes acaba de ser selecionado para participar do Programa de Desenvolvimento de Cooperativas de Catadores da Pluricoop (Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento). A ação faz parte do Projeto Cidades Empreendedoras executado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal.
O objetivo do programa é promover a estruturação e o fortalecimento de cooperativas e associações de catadores visando a inclusão produtiva e a melhoraria das condições de trabalho. Além de Bandeirantes outros 10 municípios do estado foram selecionados.
Segundo o prefeito Gustavo Sprotte a iniciativa além de contribuir com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente visa a inclusão social e econômica dos catadores de material reciclável. “Vamos estruturar o setor em Bandeirantes, criando alternativas de renda e melhorando as condições de trabalho. Toda a cidade vai ganhar com a implementação do programa”.
Estão previstas a realização de qualificações e treinamentos em gestão de resíduos, reciclagem, liderança, gestão financeira e empreendedorismo social. O programa também inclui mentorias e o acompanhamento de especialistas no assunto.
Ricardo Maia / Asscom