Documento é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora e traz iniciativas em áreas marketing territorial e inclusão produtiva para a promoção do desenvolvimento
Nesta segunda-feira (18), o Sebrae/MS e Prefeitura Municipal lançaram a Agenda Estratégica de Bandeirantes. Com ações para promover a cidade, destacando as potencialidades que possui para consolidar a imagem do município no cenário regional, além de realizar ações voltadas a inclusão produtiva trazendo oportunidades de geração de renda para a população a partir do fomento ao empreendedorismo, a iniciativa é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora. Segundo o prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte, o documento irá auxiliar no processo de desenvolvimento econômico.
“Hoje é motivo de muita alegria, pois estamos lançando a Agenda Estratégica para a nossa a cidade, com ações que irão possibilitar que a gente chegue nas pessoas que mais precisam, levando capacitação para que elas possam ter renda através de um emprego formal ou do empreendedorismo. Também vamos desenvolver iniciativas para mostrar Bandeirantes para o mundo como uma cidade que só cresce a cada dia. Já tivemos muitos avanços com o Cidade Empreendedora e agora vamos alcançar novas conquistas para Bandeirantes”, destacou o líder do executivo.
De acordo com a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, grandes avanços foram proporcionados ao município com a execução do programa Cidade Empreendedora e com a chegada do ciclo Expansão, o Sebrae se faz presente na cidade, auxiliando no processo de dinamização da economia com iniciativas focadas em eixos específicos escolhidos pela administração municipal. Um trabalho que será executado em conjunto com a sociedade.
“Junto com a Prefeitura e com as lideranças locais, damos continuidade na atuação do Sebrae/MS aqui em Bandeirantes, envolvendo também toda a sociedade. Desta vez, atuaremos em dois eixos estratégicos definidos pela gestão municipal, um deles voltado para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social apresentando possibilidades de geração de renda, e o outro com a proposta de identificar as vocações do município e construir uma identidade para Bandeirantes. É assim que a gente envolve a comunidade, trabalhando o desenvolvimento local, construindo uma cidade cada vez melhor”, pontuou Luzicarla.
Durante o lançamento, as 37 ações que integram a Agenda Estratégica de Bandeirantes foram apresentadas ao público pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Péres. O gestor esclareceu que as iniciativas serão executadas em até 2024 e representam mais um passo importante para a promoção do crescimento sustentável do município.
“Vamos envolver a gestão pública como um todo nesse processo, todas secretarias, além dos empresários e produtores da agricultura familiar. Nosso objetivo é incluir as pessoas no processo de desenvolvimento para que eles possam conhecer as iniciativas e nos ajudar a transformar Bandeirantes em um município melhor”, expôs o secretário.
Também participaram do lançamento da Agenda Estratégica de Bandeirantes, os secretários municipais Adevaldo Freitas de Souza (Finanças Públicas); Jair Pereira Alves (Saúde); Jeovani Pereira de Souza (Administração); e Marcelo Abdo (Agricultura). Dentre as lideranças locais que estiveram presentes no evento, registrou-se a presidente da Associação Comercial de Bandeirantes, Zeneide Meneses; e o mobilizador de eventos e cursos do Sindicato Rural do município, Diego Krein Silva.
Ações da Agenda Estratégica de Bandeirantes
A Agenda Estratégica de Bandeirantes é embasada em dois eixos principais, selecionados pela Prefeitura ao aderir ao ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora: “Cidade + Competitiva” e “Cidade Inclusiva”. Grande parte dessas iniciativas está concentrada na promoção da cidade, destacando as características e potencialidades que possui, com o intuito de reforçar e consolidar a imagem do município para o público externo, de modo a atrair novos investimentos, alavancar a área do turismo e promover o desenvolvimento.
Já outras ações serão executadas com a proposta de gerar oportunidades de aquisição de renda por meio do empreendedorismo para quem não está inserido no mercado de trabalho, principalmente, no caso de mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, a vertente também irá atuar no fortalecimento das organizações, como Associação Comercial e Sindicato Rural, de modo a fomentar o empreendedorismo e formar uma rede de apoio. Com esse trabalho, a proposta é combater a vulnerabilidade social e trazer mais qualidade de vida para a população, além de fomentar a geração de emprego no município.
Acesse o link bit.ly/AgendaEstrategicaBandeirantes e confira todas as ações que irão auxiliar a dinamizar a economia e aumentar a competitividade do município. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/MS no número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Ricardo Maia / Asscom