Mato Grosso do Sul registrou recorde na produção de soja, tecnologia e chuvas garantem alta produtividade da leguminosa em Bandeirantes
Mais uma vez Bandeirantes se destaca na produção de soja no estado, conforme o Boletim Casa Rural, divulgado pela Aprosoja e Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com os dados finais da colheita 2022/2023, o município atingiu uma produtividade média de 68,55 sc/ha, ficando na 8º posição entre os 79 municípios do estado.
No total foram colhidos 398.041 toneladas de soja (14º posição) em uma área de 96.777 hectares. Outro dado importante mostra que Bandeirantes teve um aumento de 6.011 hectares na área plantada, ocupando a 14º lugar entre os municípios que registraram acréscimo nesse quesito.
Segundo ainda o Boletim, publicado ontem (23), Mato Grosso do Sul apresentou novo recorde de produção com 15 milhões de toneladas. A publicação destaca que as chuvas em períodos decisivos para o desenvolvimento da cultura, o aumento da área plantada e da produtividade foram os fatores que mais influenciaram no resultado.
Para o prefeito Gustavo Sprotte o município confirma definitivamente sua vocação agrícola. Gustavo fez questão de parabenizar os produtores, “esse resultado é fruto do trabalho árduo dos nossos produtores, que cada vez mais investem em tecnologia aumentando a produção e contribuindo assim para o desenvolvimento da cidade e do Brasil”, destacou.
O resultado também foi comemorado pelo Governo do Estado, pois demonstra o acerto da estratégia de expansão agrícola em áreas degradadas, reforçando as políticas de desenvolvimento sustentável para Mato Grosso do Sul. “Essa é uma notícia positiva, excelente para o nosso Estado e que já era observada pelos produtores e nas estruturas de armazenagem. Mato Grosso do Sul bate seu recorde de produção de soja atingindo 15 milhões de toneladas, marca histórica em termos de produção do grão e com um aumento consolidado da área plantada”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, em entrevista na Showtec de Maracaju.
O plantio do milho também pode render ótimos resultados para Bandeirantes, segundo o boletim a área plantada no município corresponde a 22.687 hectares e está em boas condições de desenvolvimento, porém existe a possibilidade de estiagem durante o ciclo da cultura.
Ricardo Maia / Asscom