Projetos de música com crianças e adolescentes se apresentarão no aniversário de Bandeirantes

Ensaios para apresentação no aniversário de Bandeirantes estão em ritmo acelerado

 

Os benefícios da música para crianças e jovens são bem conhecidos, estudos demonstram que ela tem um papel fundamental para estimular áreas importantes do cérebro relacionadas a cognição e ao desenvolvimento de habilidades, como a fala e a coordenação motora. Mas quem vai acompanhar os ensaios conduzidos pelo maestro Wesley Alves, em Bandeirantes, pode perceber que além desses benefícios a música também promove a convivência e a alegrias das crianças.

Prova disso é o pequeno Eduard Felipe que fez até pose para tirar foto com seu instrumento, um violino novo, adquirido pela Fundação de Cultura e Esporte (Funcesp) para as oficinas que acontecem 3 vezes por semana na Praça Joaquim Pedro de Campos e que mobilizam em torno de 30 alunos. Eduard nos conta que tem um violino em casa, e que apesar do instrumento estar um pouco desafinado, gosta de ensaiar nas horas vagas, mas seu sonho mesmo é outro, “quero ser cantor”, responde com um sorriso no rosto.

Orquestra Municipal

A boa notícia é que o professor Wesley está formando, à partir das oficinas, a Orquestra Municipal de Bandeirantes, formada por crianças, adolescentes e adultos do município. E a primeira apresentação já está agendada, durante a comemoração do aniversário de 58 anos da cidade a população vai poder assistir as apresentações dos alunos das oficinas e da nova Orquestra Municipal. 

O prefeito Gustavo Sprotte destaca que o projeto tem dado ótimos resultados, porque além de envolver a comunidade e contribuir no aprendizado, desperta nos alunos habilidades artísticas, “estamos formando, quem sabe, jovens músicos que poderão fazer da arte sua profissão”, afirmou.

“Pra mim é uma honra poder fazer parte dessa grande arte, levando alegria através da música. Agora com esse novo desafio do Projeto da Orquestra Municipal, está sendo uma surpresa, pois as coisas vem se encaixando perfeitamente, temos muito caminho a seguir, mas o que nos motiva é saber que estamos no caminho certo”, comemorou Wesley.

As inscrições para as oficinas de violino e violão continuam abertas, os interessados podem fazer as inscrições na Funcesp (Rua Francisco Antônio de Souza, 2735).

Ricardo Maia / Asscom