O tema da conferência foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”
O prefeito Gustavo Sprotte participou hoje (31), pela manhã, da abertura da VII Conferência Municipal de Saúde que foi realizada na Câmara Municipal de Bandeirantes. O evento reuniu profissionais da área, gestores, conselheiros, servidores e a comunidade para debater e encaminhar propostas para os três níveis da Federação (União, Estados e Municípios) no sentido de fortalecer o SUS e contribuir com a melhoria dos serviços públicos de saúde.
O prefeito destacou as conquistas do município na saúde e a importância da conferência para ouvir a população, entender quais os problemas enfrentados e formular soluções. “Nunca nós tivemos no município de Bandeirantes tanto investimento na saúde, nós conseguimos oferecer especialidades médicas para a população, hoje mesmo tem pediatra atendendo no ESF Gedeão Nogueira.”
“A conferência vai levantar as demandas para que possamos ir atrás dos recursos para, cada vez mais, melhorar a Rede de Saúde da nossa cidade”, completou.
Foram eleitos delegados dos três segmentos que compõe o Sistema de Saúde. Pelos trabalhadores foram eleitos Mário Lucas Locatelli Teixeira como titular e Mônica Peixoto Fontes como suplente. Representarão os usuários do SUS, Maria Divina Franco e Josilene Galdino Machado, já na vaga destinada aos gestores foram indicados Eder Cristian Queiroz da Silva como titular e Wilson Herbert Strelo como suplente. Todos representarão Bandeirantes na Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio em Campo Grande. A etapa nacional vai ocorrer em Brasília, do dia 2 a 5 de julho.
Também estiveram presentes o secretário de Saúde Jair Pereira, a superintendente em Saúde, Maria Venancia de Oliveira, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renata Silvério, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Bandeirantes (Sinteban), José Cândido de Castro Neto e o coordenador do APAE Lucas Suriano.
Ricardo Maia / Asscom