Agricultores familiares já podem solicitar transporte de calcário pelo Pró-fertiliza

O Programa Estadual de Acesso a Fertilizantes e Corretivos de Mato Grosso do Sul – Pró-fertiliza MS, desenvolvido pela Agraer, tem como objetivo incentivar a recuperação de áreas degradadas em propriedades rurais da agricultura familiar.

Os pequenos agricultores já podem ter acesso ao transporte gratuito de calcário até as suas propriedades. É que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) reabriu para novas solicitações de transporte do insumo. A iniciativa faz parte do programa Pró-fertiliza, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras.

Em Bandeirantes o programa é desenvolvido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária. Em 2022 o programa entregou 111 toneladas de calcário nas pequenas propriedades do município. Este ano já foram 37 toneladas.

O prefeito Gustavo Sprotte destaca a importância da parceria com o Governo do Estado para ajudar a agricultura familiar em Bandeirantes. “O Programa Pró-fertiliza é o exemplo de uma parceria bem-sucedida que traz benefícios para a população, no caso os pequenos agricultores, que conseguem diminuir custos e aumentar a produtividade de sua propriedade”.

O representante da Agraer em Bandeirantes, Alfeu Ohlweiler, explica que a agência é responsável pelo transporte do insumo da mineradora até o município, ficando sob a responsabilidade da prefeitura a distribuição nas pequena propriedades. “O produtor adquire o calcário e, através desse programa, ganha o transporte até a propriedade”.

Solicitações

Para solicitar o transporte basta o interessado se dirigir ao escritório da Agraer em Bandeirantes e preencher um formulário. A agência procederá a verificação do enquadramento dos interessados nas regras do programa. 

Serviço

Agraer/Bandeirantes

Rua Tenente Germiniano Ribeiro, 305 – Centro

Tel: 3261-1200

Ricardo Maia / Asscom