Secretária de Saúde realiza ação de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis

A Secretaria de Saúde de Bandeirantes vai realizar amanhã, das 8 às 10h, no Posto Raffa, testagem rápida de Sífilis e HIV, além de distribuição de preservativos masculinos e femininos. A ação faz parte da campanha “Desenrola, Veste e se joga no Bloquinho” promovido pela Governo do Estado em parceria com os municípios e que tem o objetivo estimular a prevenção das doenças e infecções sexualmente transmissíveis. A ação vai acontecer no Posto Raffa.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que mais de um milhão de pessoas adquirem uma IST diariamente e que cerca 500 milhões de pessoas adquiram uma das IST curáveis – gonorreia – Neisseria gonorrhoeae, clamídia – Chlamydia trachomatis, sífilis e tricomoníase a cada ano.

A gerente Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SES/MS, Alessandra Salvatori, explica que essas doenças são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha externa ou interna, com uma pessoa que esteja infectada. “A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas”.

O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) registrou entre janeiro dezembro de 2022, 1.189 casos novos de HIV e 286 casos de Aids em Mato Grosso do Sul. Ainda no mesmo período foram registrados 2.769 casos de sífilis adquirida e outros 1.320 casos de sífilis congênita (quando passa da gestante para o bebê). Também foram registrados, de janeiro a dezembro de 2022, 247 de casos de hepatites virais.

Ricardo Maia / Asscom