Prefeito participa de ação contra Dengue

Aumento de casos reforça a importância da prevenção

O prefeito, Gustavo Sprotte, acompanhado pela vice-prefeita, Gediana Rocha, participaram hoje, dia 17, em Bandeirantes, do lançamento da Campanha de Combate a Dengue promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com os municípios.

Dados do último boletim epidemiológico da doença, divulgados ontem pelo governo estadual, indicam um aumento expressivo no número de casos em todo o estado, sendo que apenas na última semana foram notificados 606 novos casos, um aumento de 165 registros se comparado a semana anterior.

No mesmo período, Bandeirantes notificou 83 casos prováveis e teve 05 casos confirmados, indicando também uma alta na incidência. O início do período chuvoso é um dos fatores que contribui para a proliferação do mosquito, que transmite também a Zica e a Chikungunya.

Durante o evento o prefeito destacou a importância da prevenção, “Temos que mobilizar a população para o combate ao mosquito, se cada um fizer a sua parte podemos diminuir os casos, mas isso só vai acontecer se contarmos com a parceria de toda a sociedade”.

O secretário da SES, Flávio Britto, reforçou a importância da campanha. “Nós temos 55 municípios que apresentam alta incidência da Dengue e isto nos preocupa. Infelizmente, nós lamentamos as 21 mortes ocasionada por esta doença. Isto quer dizer, que a gente não pode baixar a guarda, nós precisamos cuidar da nossa casa, dos nossos terrenos”.

Como combater o mosquito da Dengue

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.