No Dia Mundial da Água Prefeitura de Bandeirantes e SAAE alertam para o consumo consciente

Neste domingo (22) é celebrado o Dia Mundial da Água, data que foi instituída pela ONU (Organizações das Nações Unidas), em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – ECO 92, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Desde 1993, a comemoração destaca a importância de proteger e conservar esse bem vital para a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Neste ano o tema escolhido pela campanha é “Água e Gênero”, e propõe uma discussão sobre a importância da mulher para as estratégias de conservação dos recursos hídricos, principalmente porque, junto com as crianças, são as que mais sofrem com os problemas de acesso à agua.

Para lembrar a data a Prefeitura de Bandeirantes e o SAAE (Serviço Autônomo de Saneamento) lançaram uma campanha nas redes sociais com dicas sobre o uso consciente da água.

Bem valioso

O diretor-Presidente do SAAE, Josimar Cândido, destaca que apesar do planeta ser coberto com água, cerca de 71%, apenas uma pequena parte é própria para o consumo humano, o que torna esse recurso limitado e valioso.

Dados indicam que 90% da água existente é salgada, portanto, imprópria para o consumo. Dos 3% restantes de água doce mais da metade (1,75%) é água congelada, 1,2% é de água subterrânea, cujo aproveitamento é mais caro, sobrando assim menos de 1% de água boa e facilmente aproveitável.

Para Josimar, mais do que comemorar essa é uma data para se refletir. “Cada um de nós tem um papel fundamental na preservação da água. Pequenas atitudes no dia a dia, como evitar desperdícios, consertar vazamentos e utilizar a água de forma consciente, fazem toda a diferença”.

“Nossa missão é levar água de qualidade à população, trabalhando com responsabilidade para garantir um futuro melhor para as próximas gerações”.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: Divulgação ONU