Caravana da Castração já realizou 67 procedimentos cirúrgicos em Bandeirantes, atendimentos agendados continuam nesta quinta (19)

A Caravana da Castração encerra, hoje (19), os atendimentos em Bandeirantes. Promovida pelo Governo do Estado, através da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), em parceria com a prefeitura e a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), a ação conta também com recursos de emenda parlamentar da senadora Soraya Tronicke.

Até ontem (18) já haviam sido realizadas 67 castrações e o cadastro de 220 cães e gatos. Segundo a secretária de Saúde, Rosana Faria de Oliveira, o objetivo da caravana é fortalecer as ações de saúde e bem-estar animal ampliando o acesso aos serviços prestados.

“A castração é uma medida essencial de responsabilidade e cuidado, pois previne doenças, reduz o abandono e contribui para uma vida mais longa e saudável para cães e gatos”.

Após a caravana, a Semusa vai iniciar um calendário com campanhas mensais abordando temas como guarda responsável, prevenção ao abandono, combate aos crimes de maus-tratos e cuidados adequados com cães e gatos. A iniciativa integra as contrapartidas assumidas pelo município.

Legado da caravana

O superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, reforça que o calendário é parte essencial do legado da Caravana:

“A Caravana da Castração não se limita ao procedimento cirúrgico. Ela deixa um legado de educação e conscientização. O calendário é uma ferramenta permanente para informar a população, reduzir o abandono, prevenir maus-tratos e fortalecer a guarda responsável de cães e gatos, mês a mês, em cada município participante”, destaca.

Em 2026 a caravana deve percorrer 63 municípios do estado.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: Equipe Semusa