Com planejamento para 2026 finalizado, Semusa quer ampliar o acesso da população aos serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou, ontem (9), o planejamento das ações para 2026. O encontro reuniu todas as áreas técnicas do órgão para mapear as necessidades, distribuir responsabilidades, definir as ações e o cronograma de execução.

Segundo a secretária de Saúde, Rosana Faria de Oliveira, o objetivo do planejamento é ampliar o acesso e promover mais saúde para a população.

“Isso nunca aconteceu, é a primeira vez que a secretaria reúne todas as áreas técnicas e realiza um planejamento de janeiro a dezembro de 2026”.

Todas as ações foram alinhadas com o MS Ativo, programa do Governo do Estado que promove cooperação com os municípios para o desenvolvimento de políticas públicas e, também, com o Programa Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

“O planejamento é para que tenhamos, de fato, um serviço efetivo, com mais saúde, mais informação, mais prevenção e mais orientação para a população”, explica a secretária.

Políticas Setoriais  

Na reunião foram analisadas as necessidades setoriais para o fortalecimento das políticas de Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Saúde do Homem, Saúde na Escola e Micronutrientes, Controle do Tabagismo, Saúde da Mulher, Segurança do Paciente, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Controle da Tuberculose e Hanseníase, Programa Bolsa Família, Hiperdia e das coordenadorias de Vigilância Sanitária e de Zoonoses, de Vigilância Epidemiológica, Imunização e Controle de Endemias.

A primeira-dama, Marciley Pitaluga, e a vereadora, Zulene Dinis, também participaram do planejamento.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: equipe da Semusa