Vacina contra a bronquiolite já está disponível na Rede Municipal de Saúde de Bandeirantes

A Secretaria de Saúde de Bandeirantes (Semusa) disponibiliza, a partir de hoje (5), nos ESFs (Estrutura de Saúde da Família) Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo, o imunizante contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A vacinação é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

O VSR é o principal causador da bronquiolite, doença que afeta, principalmente, crianças de até 2 anos e é uma das principais causas de internação nessa faixa etária.

De acordo com o Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado ontem (4), até 29 de novembro deste ano foram registrados, no Brasil, 43,7 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), causadas pelo VSR, sendo que 82% eram em crianças.

Outro dado preocupante aponta que 40% de casos de pneumonia e 75 % dos casos de bronquiolite, nesta faixa etária, são causadas pelo vírus.

O gerente de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Frederico Moraes, destaca a importância da vacinação nas gestantes. “Esta vacina é um marco na saúde pública, pois nos permite intervir na proteção do bebê antes mesmo do nascimento”.

“É fundamental que as gestantes, a partir da 28ª semana, procurem a unidade de saúde, pois essa dose será determinante para reduzir internações, evitar complicações graves e salvar vidas de nossos recém-nascidos contra a bronquiolite”, afirmou Frederico.

Desenvolvida pela Pfizer, a vacina Abrysvo foi incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) somente para gestantes, em dose única.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Semusa, Maria Macedo, explica que com o imunizante o bebê recebe da mãe os anticorpos, “isso ajuda a proteger contra as infecções respiratórias mais graves do período neonatal”.

A expectativa é que a imunização reduza o número de internações causados pelo VSR em 2026.

Ricardo Maia/Ascom

Foto: Ministério da Saúde