Hoje (20) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e para marcar a data a Prefeitura de Bandeirantes e a Secretaria de Saúde realizaram, nesta manhã, a Caminhada Rosa. A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.
A secretária de Saúde, Rosana Faria de Oliveira, agradeceu a mobilização e afirmou que o Outubro Rosa é muito mais que uma campanha, “é um movimento de consciência, cuidado e prevenção”.
“O câncer de mama quando diagnosticado precocemente tem grandes chances de cura, por isso, o nosso maior aliado é o cuidado constante”, afirmou a secretária.
A caminhada começou no Posto do Raffa e percorreu as ruas do Centro até a Praça João Pedro de Andrade com a presença de servidores de todas as secretarias.
Depoimento
A enfermeira Márcia Monteiro, da Secretaria de Saúde, fez um depoimento sobre sua experiência com a doença, ela está curada há 1 ano, após descobrir o nódulo através do autoexame.
“Eu tive o diagnóstico em 40 dias, no final de novembro, e em dezembro já estava fazendo a quimioterapia”.
Ela disse que o início é muito difícil, “quando você inicia o tratamento você não sabe de nada, tudo é uma incógnita”.
Marcia também falou sobre a importância do diagnóstico precoce e, no final, deixou uma mensagem para todas as mulheres. “Vamos cuidar da saúde, cuidar da vida e viver com a cabeça boa”.
Prevenção
 Para a médica da Rede Municipal de Saúde, Eloina Brasil, a informação é uma grande aliada no combate ao câncer de mama. Ela realizou uma palestra para alertar as mulheres sobre os cuidados com o corpo e os fatores de risco.
Para a médica da Rede Municipal de Saúde, Eloina Brasil, a informação é uma grande aliada no combate ao câncer de mama. Ela realizou uma palestra para alertar as mulheres sobre os cuidados com o corpo e os fatores de risco.
Segundo Eloina alguns fatores de risco são imutáveis, como a idade, a herança genética e o gênero. “O câncer de mama é muito mais frequente nas mulheres”.
Outros podem ser atacados, como o sedentarismo, a alimentação inadequada, a obesidade, o tabagismo e o alcoolismo. Ela ainda demonstrou a maneira correta para a realização do autoexame.
Para encerrar o evento a instrutora do Funcesp (Fundação Municipal de Cultura e Esporte), Rose Freitas ministrou uma aula de alongamento para reforçar a importância das atividades físicas para a prevenção.
Estiveram presentes a caminhada o prefeito Celso Abrantes, a primeira dama Marciley Pitaluga, as vereadoras, Maísa Barros e Zulene Diniz, o vereador Mário José de Souza e a secretária de Assistência Social, Francielly Ramos.
Ricardo Maia/Ascom
Fotos: Ricardo Maia
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
