Projeto Laços no Campo leva assistência social e cidadania para moradores da zona rural de Bandeirantes

A Secretaria de Assistência Social (Semas) lançou ontem (11) o Projeto Laços no Campo, ação que leva aos moradores da zona rural informações sobre os serviços socioassistenciais oferecidos no município. A primeira reunião aconteceu no Assentamento Roda Viva e contou com a participação da primeira dama Marciley Pitaluga.

O projeto é desenvolvido pela equipe do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), através do Cras Volante, e vai percorrer todos os assentamentos do município e o distrito de Congonhas.

Segundo a secretária de Assistência Social, Francielly Ramos, além das orientações o projeto visa “incentivar a participação ativa dos moradores na busca por seus direitos com a apresentação de sugestões que possam subsidiar as ações a serem desenvolvidas naquele território”.

As reuniões terão caráter informativo, socioeducativo e de acompanhamento, com ações de mobilização e planejamento comunitário, atendimento individual e familiar e atividades coletivas, como rodas de conversa e escuta qualificada.

Cras

O Cras (Centro de Referência de Assistência social) é a porta de entrada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), sendo o responsável por oferecer o serviço de proteção social básica, fortalecer vínculos familiares e comunitários e prevenir situações de vulnerabilidade e risco social.

 

Ricardo Maia/Ascom