Prefeitura e Secretaria de Educação definem ações para melhoria do ensino em Bandeirantes

Em Bandeirantes a porcentagem de alunos alfabetizados em 2024 atingiu 52,42%, a meta nacional é de 60%

O prefeito, Celso Abrantes, recebeu ontem (21) a secretária de Educação, Josiane Gomes e a equipe da secretaria para apresentação dos resultados e a avaliação dos dados do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação de Mato Grosso do Sul) e do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada) em Bandeirantes.

Tanto o SAEMS como o CNCA são sistemas avaliativos que monitoram, através de testes, o nível educacional das crianças e adolescentes. Os testes do SAEMS são realizados pela Secretaria Estadual de Educação e avaliam o nível do aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática.

Já o CNCA é realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), órgão do Governo Federal, e tem o objetivo de verificar a porcentagem de crianças alfabetizadas na idade certa.

Plano de Intervenção

Após a exposição dos dados relativos a Bandeirantes e a avaliação das necessidades da Rede Municipal de Ensino foi definido um plano de intervenção com ações estratégicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação no Município.

Segundo secretaria de Educação a iniciativa representa um compromisso coletivo com a melhoria dos resultados e com a valorização do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. “Nosso objetivo é alinhar esforços, apoiar os professores e garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade”, afirmou.

Ricardo Maia/Ascom