A Secretaria de Saúde de Bandeirantes estará aberta hoje (14), das 17 às 20h, para vacinação contra a gripe. Podem se imunizar pessoas de todas as idades, a partir dos 6 meses. A ação visa atender a população em horário alternativo, fora do horário de expediente
“Estamos disponibilizando a vacinação de forma flexibilizada, para atender toda a população. O Governo do Estado determinou a ampliação das ações de imunização devido ao aumento da incidência do vírus e de pessoas hospitalizadas, por isso, é importante a mobilização de toda a sociedade para prevenir casos mais graves”, afirmou a prefeito Marcelo Abdo.
Até a 18ª semana epidemiológica, o estado de Mato Grosso do Sul já registrou 2.708 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%. No caso dos idosos, a evolução para óbito ocorreu em 79,40% dos casos confirmados.
“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação para toda a população como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas. Nosso compromisso é proteger os sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Proteção e segurança
A vacina contra influenza de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Ricardo Maia/Ascom
Com informações do Ministério da Saúde e comunicação da Secretaria Estadual de Saúde