A partir de hoje (13) toda a população de Bandeirantes, com mais de 6 meses de idade, pode se vacinar contra a gripe. Os imunizantes vão estar disponíveis nas ESFs Ciro Abdo e Gedeão Nogueira da Rocha. O horário de atendimento é das 7 às 11h e das 13 às 17h.
A medida da Secretaria de Saúde de Bandeirantes segue determinação do Governo do Estado devido ao aumento expressivo dos casos e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) registrados desde o começo do ano em Mato Grosso do Sul.
Até a 19ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%. No caso dos idosos, a evolução para óbito ocorreu em 79,40% dos casos confirmados.
“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação para toda a população como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas. Nosso compromisso é proteger os sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Em Bandeirantes, segundo o último boletim da SES, são 5 casos confirmados de SRAG.
O prefeito Marcelo Abdo ressaltou a importância da vacinação para prevenir casos mais graves e convocou toda a população a se imunizar.
“Estamos fazendo um esforço de mobilização e conscientização para alcançarmos os índices de vacinação determinados pelas autoridades de saúde, a vacina é segura e quanto mais gente vacinada, menor o risco para a nossa população” afirmou.
Ricardo Maia/Ascom
Com informações da jornalista Danúbia Burema da Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde