Cleir, Ilton Silva, Issac de Oliveira e Conceição dos Bugres, muitas pessoas podem não identificar estes nomes, não é o caso dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Patotinha, eles conhecem e bem, e a “culpa” é do professor de artes visuais, Matheus Ribeiro.
Ele foi o responsável por apresentar aos alunos as obras e a vida desses grandes nomes das artes visuais de Mato Grosso do Sul. E o projeto acaba de ser notícia na imprensa.
É que o site de notícias Campo Grande News, um dos principais órgãos de imprensa do estado, deu destaque a iniciativa desenvolvida em Bandeirantes.
Dessa vez os alunos fizeram maquetes e desenhos inspirados na obra do artista Cleir, presente em diversos prédios de Campo Grande. O professor destacou à reportagem que os alunos ficaram empolgados com o projeto. “(Cleir) chamou muito a atenção dos estudantes pois muitos já tiveram a oportunidade de ver suas obras espalhadas pela Capital Morena”.
Na matéria Matheus também lança uma reflexão sobre o “apagamento” das obras de arte nos espaços urbanos, pois muitas dessas intervenções deram lugar a propagandas comerciais. Segundo ele essa era uma forma de democratizar o acesso da população a produção artística regional.
“As pinturas são um marco histórico e que embelezam a cidade e onde todos que passam pelos pontos possam ver e admirar. Muitas vezes, a arte está em locais onde algumas pessoas não têm acesso, como as pinturas e outras obras do Cleir estão expostas pela cidade. Acaba sendo acessível para que todos conheçam e admirem na rotina do dia a dia”, finaliza.
Quem quiser conhecer um pouco mais do projeto pode acessar a matéria neste link: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/professor-resiste-ensinando-arte-que-a-cidade-vendeu-para-o-varejo
Ricardo Maia / Asscom
Com informações do Campo Grande News
Foto: Matheus Ribeiro