Alunos do CMEI levam conscientização sobre a dengue para a população de Bandeirantes

As crianças e os adolescentes são a faixa etária com maior índice de hospitalização causadas pela dengue, imunização está disponível na Rede Municipal de Saúde de Bandeirantes

Os alunos da professora Fabiane Figueiredo, do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professor Railson Ferreira dos Santos já aprenderam o que muitos adultos ainda insistem em ignorar, a prevenção e, agora, a vacinação são os melhores remédios para diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypt e evitar casos graves de dengue. E, como conhecimento não foi feito para guardar, as crianças saíram às ruas, levando informações sobre os cuidados necessários para evitar que Bandeirantes entre no mapa das cidades com alta incidência de dengue no estado.

Segundo os dados divulgados hoje (24) pelo Boletim Epidemiológico da Secretária Estadual de Saúde (SES) em Mato Grosso do Sul já foram confirmados 6.578 casos da doença e existem outros 14.630 casos em investigação, o total de óbitos chega a 15. Apesar dos números terem diminuído em relação a 2023 a preocupação ainda é grande pois não existe um remédio específico para tratar a doença. O município com maior número de casos proporcionais à população é Coronel Sapucaia, com 1.596 casos.

Terreno sem limpeza pode se transformar em criadouro do Aedes aegypt

As crianças puderam conhecer essa realidade de perto, durante a caminhada passaram por terrenos sujos com entulhos e lixo, água parada e alguns focos do mosquito. A professora Fabiane destaca que só com a conscientização da população é possível diminuir a incidência da doença. “É preciso conhecer e propagar informações e foi isso que fizemos no projeto. As crianças entenderam e se tornaram agentes de mobilização, tanto nas suas famílias como na comunidade”.

Os alunos também visitaram o ESF (Estrutura de Saúde da Família) Ciro Abdo e tiveram a oportunidade de receber informações da equipe médica sobre os sintomas da doença e de como são feitos os atendimentos. O projeto “Fora Dengue” contou ainda com a participação e auxílio da diretora do CMEI, Lourdes Giongo, da coordenadora Pedagógica Adriane Nogueira, da professora Silvia Alvino e das assistentes Fabrina Martinez e Lidiane Vidal.

Vacinação ampliada

Outro aliado importante para se evitar casos graves da doença é a vacinação, e a Secretária Municipal de Saúde ampliou o público para imunização, agora crianças, à partir dos 6 anos, já podem receber as doses. A medida, indicada pelo Ministério da Saúde, começou a valer na semana passada e as doses estão disponíveis nas ESFs (Estrutura de Saúde da Família) Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo.

A vacina aplicada é a Qdenga produzida pelo laboratório japonês Takeda. O esquema vacinal compreende duas doses, com intervalo de 90 dias.