Prefeito participa do lançamento do Programa MS Ativo – Municipalismo do Governo do Estado

Bandeirantes vai receber R$ 14 milhões de investimentos em obras de asfaltamento e drenagem na região do João do Gás e da rua Afonso Pena. Governo do Estado também anunciou lançamento da 2ª fase da pavimentação da MS-245

O Programa MS Ativo – Municipalismo foi lançado, ontem (23), pelo Governo do Estado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. O projeto prevê a realização de obras nos 79 municípios do estado, além de ações de cooperação nas áreas da Saúde, Assistência Social e Educação.

O prefeito Gustavo Sprotte prestigiou o lançamento e destacou a importância das parcerias que vem sendo realizadas com o Governo do Estado. “O governador Eduardo Riedel está dando continuidade as políticas municipalistas do governo anterior, ouvindo as prefeituras e os moradores para executar obras e ações de acordo com as prioridades de cada cidade. Essas parcerias tem ajudado as administrações municipais a avançar e quem ganha com isso é a população”.

Em 2024 está previsto o investimento de R$ 966,4 milhões em obras de infraestrutura em todo o estado. O governador Riedel explicou que agora vai começar a 2ª etapa do programa, com ações na Saúde, Assistência Social e Educação. “O Municipalismo MS Ativo é um segundo momento do municipalismo. O primeiro é aquela interação direta da demanda de infraestrutura. Ela continua, mas a gente vai além. Não tem como fazer saúde, educação e assistência social se não for em uma parceria estreita com o município. É o que a gente vai mostrar. O segundo momento são os programas. E o terceiro momento, que vai ser construído a partir de agora, é o sistema de cooperação com monitoramento dos resultados por essa parceria”, disse o governador.

Saúde

Na atenção primária, haverá investimentos em tecnologia para melhoria na coleta e transferência de dados possibilitando um planejamento regional integrado, além da revitalização da estrutura assistencial das unidades básicas de saúde e saúde bucal, com possibilidade de ampliação do atendimento para o período noturno.  São mais de R$ 1,8 bilhão em obras, repasses e novos programas.

Assistência Social

A busca ativa será estendida com o Cras volante com intuito de chegar às comunidades mais distantes, fortalecendo e ampliando a atuação do município.  As informações serão repassadas ao Cadastro de Inclusão Social Ativo, o CIS-Ativo MS, que vai permitir mais eficiência no trabalho de erradicação da pobreza extrema em MS. Em 2023, foram investidos na área aproximadamente R$ 460 milhões e para 2024 a previsão é de mais de R$ 540 milhões.

Infraestrutura

No ano passado foram investidos em infraestrutura mais de R$ 2,3 bilhões. Para 2024 estão programados mais R$ 2,5 bilhões e já estão previstos para 2025 e 2026 mais R$ 5 bilhões em investimentos para melhorar a vida das pessoas.

Fotos: Ricardo Maia