Prefeitura de Bandeirantes vai implantar programa direcionado para catadores de materiais recicláveis

Bandeirantes acaba de ser selecionado para participar do Programa de Desenvolvimento de Cooperativas de Catadores da Pluricoop (Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento). A ação faz parte do Projeto Cidades Empreendedoras executado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal.

O objetivo do programa é promover a estruturação e o fortalecimento de cooperativas e associações de catadores visando a inclusão produtiva e a melhoraria das condições de trabalho. Além de Bandeirantes outros 10 municípios do estado foram selecionados.

Segundo o prefeito Gustavo Sprotte a iniciativa além de contribuir com a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente visa a inclusão social e econômica dos catadores de material reciclável. “Vamos estruturar o setor em Bandeirantes, criando alternativas de renda e melhorando as condições de trabalho. Toda a cidade vai ganhar com a implementação do programa”.

Estão previstas a realização de qualificações e treinamentos em gestão de resíduos, reciclagem, liderança, gestão financeira e empreendedorismo social. O programa também inclui mentorias e o acompanhamento de especialistas no assunto.

Ricardo Maia / Asscom