Prefeitura e Secretaria de Saúde promovem ação no ESF Gedeão Nogueira da Rocha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março

Nesta quinta-feira (7) a ESF (Estrutura de Saúde da Família) Gedeão Nogueira da Rocha estará aberto das 17 às 20h para uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Serão oferecidos exames preventivos de câncer do colo do útero, imunização e pesagem do Programa Bolsa Família.

A ação marca também o Março Lilás, mês da conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) que previne 70% dos cânceres de colo do útero. O imunizante está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o ano de 1975, a data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) marca a luta histórica das mulheres por igualdade de condições no trabalho, contra o machismo e a violência. Por isso é um momento de reflexão e luta por uma sociedade mais justa.

Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros que mais registram casos de violência doméstica contra as mulheres. De janeiro a agosto de 2023 foram registrados 11.244 ocorrências, um a cada 30 minutos.

Em Bandeirantes as mulheres vítimas de violência em situação de urgência e emergência podem ligar no 190 (Polícia Militar) ou procurar a Delegacia de Polícia Civil para registrar ocorrência. Existe ainda o número 180, para informações sobre atendimento e para denunciar casos que não sejam de urgência.

Aqui você pode conferir a cartilha preparada pelo Governo do Estado com informações para vítimas de violência: Cartilha-2021-1 violência contra a mulher

Serviço: Delegacia de Polícia Civil – Rua Ipiranga, 267 – Centro – Telefone do Plantão: (67) 99621-3413