Blitz de combate à dengue conscientiza população sobre cuidados para a prevenção da doença

A Secretaria de Saúde de Bandeirantes realizou esta manhã (01) uma Blitz no centro para levar a população informações sobre o combate ao mosquito causador da doença. Esta é a primeira de uma série de ações que serão desenvolvidas na cidade após a notificação de 16 casos que estão em investigação.

A superintende de Saúde de Bandeirantes, Fernanda Rodrigues Coelho afirmou que a blitz é uma forma de conscientizar a população.  “Estamos tendo foco de dengue e notificações na cidade então precisamos de uma ação conjunta, com a limpeza de terreno, cuidar dos pratinhos de planta e todos aqueles cuidados que previnem a doença”.

Segundo a coordenadora serão desenvolvidas ainda blitz nas escolas e palestras educativas. “Nosso objetivo é passar a informação para que a população possa tomar os cuidados necessários em casa”.

Apesar de não ter ainda casos confirmados o secretário de Saúde, Jair Pereira Alves, alerta que a prevenção ainda é a melhor medida para evitar a proliferação do mosquito. “Este ano já estamos fazendo a imunização para o público de 10 a 14 anos, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde, isso vai ajudar a combater casos mais graves nas crianças mas como a oferta de vacina pelo Ministério da Saúde ainda é restrita é muito importante que a população continue a tomas os cuidados necessários para evitar os focos do mosquito transmissor”.

Vacinação

A Rede Municipal de Saúde de Bandeirantes está oferecendo a vacina contra a dengue nas ESFs (Estrutura de Saúde da Família) Gedeão Nogueira da Rocha e Ciro Abdo. Podem se vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos 11 meses e 29 dias sem comorbidades. Os responsáveis devem levar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e a caderneta de vacinação.

O vacinação pode ser realizada das 7h10 às 10h40 e das 13h10 às 16h40.

Abaixo você pode conferir algumas informações importantes sobre a dengue (Fonte: Secretaria Estadual de Saúde):

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – é um avanço no campo da imunização e torna-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença.

E a medida mais eficaz de todas no combate à dengue é evitar o acúmulo de lixo e não deixar a água parada. Faça a sua parte, confira as dicas:

• Evite água parada, em qualquer época do ano;
  • Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;
  • Guarde pneus em locais cobertos;
  • Remova galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas;
  • Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Fotos: Valdinei Porto