Prefeitura garante 14º salário e produtividade dos agentes Comunitários de Saúde e de Endemias

O prefeito de Bandeirantes Gustavo Sprotte anunciou hoje (13) em reunião na Secretaria de Saúde o pagamento do 14º salário e da produtividade aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate de Endemias (ACE). Os pagamentos devem ser realizados entre hoje e amanhã (14).

Os recursos para o pagamento do 14º salário, também conhecido como IFA (Incentivo Financeiro Adicional) são provenientes do Governo Federal, já os recursos para o pagamento da produtividade são repassados pelo executivo estadual. No caso do 14º o Ministério da Saúde fez o repasse para o pagamento de 3 ACE, os outro 4 serão pagos com recursos do município.

Para o prefeito os pagamentos vem em boa hora, pois vão garantir um repasse adicional para os profissionais. “Nossos agentes, tanto de endemias como de saúde, prestam um grande serviço à população e nada melhor que esses pagamentos para premiar a dedicação desses profissionais. Este ano tivemos baixos índices de casos de dengue e outras doenças e devemos agradecer ao trabalho incansável dos agentes”.

Bandeirantes conta atualmente com 15 ACS e 7 ACE que são responsáveis pelo atendimento da área urbana e rural do município.

O secretário de Saúde Jair Pereira destaca que essa é uma luta antiga da categoria e que, à partir da gestão do prefeito, o município recebeu o repasse do Governo Federal. “Estamos muito felizes por conseguir pagar esses adicionais aos agentes, sabemos a importância do trabalho desenvolvido e, também, as dificuldades. Sempre dissemos que a prevenção é o melhor remédio e só conseguimos atuar na prevenção com a ajuda imprescindível desses  profissionais”.