Feira Jeep da Escola Leontina reuniu comunidade para mostrar os resultados do projeto desenvolvido com os alunos

Essa matéria foi realizada em parceria com a equipe jornalística do Projeto Repórter por um dia, desenvolvido pela professora Lucimara dos Santos Gaspar, com os alunos do 5º ano da escola

Nesta terça-feira (14) aconteceu mais uma edição da Feira Jeep (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) na Escola Municipal Leontina Luciana da Silva. O evento faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela Prefeitura de Bandeirantes em Parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas).

A festa começou com a apresentação dos alunos do 5º ano, coordenados pela professora Khathellyn Lorrayne Ferreira dos Santos, que apresentaram a Catira, tradicional dança popular folclórica que tem suas origens na cultura caipira do interior, com influências indígenas, africanas e europeias. A dança da Catira está associada aos tropeiros que conduziam o gado nas regiões centrais do país.

Na abertura do evento o prefeito Gustavo Sprotte parabenizou toda a comunidade escolar pela organização e dedicação para a realização da Feira. “Temos uma parceria importante com o Sebrae que nos ajuda a desenvolver ações que fomentam o desenvolvimento do nosso município, dentre essas ações, não tenho dúvida que a Feira Jovens Empreendedores é uma das que mais se destacam, tanto pelo empenho das escolas, como por despertar nos jovens o empreendedorismo”.

Barracas com os produtos vendidos pelos alunos

Mundo das ervas aromáticas (1º ano), temperos naturais (2º ano), brinquedos ecológicos (3º ano), locação de brinquedos (4º ano) e sabores e cores (5º ano), foram os temas desenvolvidos durante o ano pelas professoras e apresentados nas barracas montadas por cada turma. Para o jovem Gabriel Neri Siqueira, 9 anos, aluno do 3º ano a experiência foi muito boa, “gostei de vender as coisas, aprendi bastante”.

A consultora do Sebrae, Ynara Paes, parabenizou toda a equipe da escola, a prefeitura e os pais e mães dos alunos pelo trabalho realizado. Ela ainda destacou que a metodologia utilizada foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para estimular comportamentos empreendedores nos jovens.

“O objetivo do programa é ensinar as crianças comportamentos empreendedores, como a persistência e a iniciativa. A importância dessa metodologia é a transformação na vida do aluno e na vida das famílias através do ensino do empreendedorismo”, afirmou.

Toda a renda da venda das barracas será revertida para a festa de final de ano da escola. Para o diretor da escola, Gustavo Ferreira dos Santos, além do aprendizado outro ponto importante do projeto é o trabalho em equipe. Ele também falou do interesse em manter o projeto para o próximo ano. ” É muito importante para as crianças desenvolverem o empreendedorismo e a cooperação”.

Equipe jornalística Repórter por um dia:

Nelson Matheus – Fotográfo

Lucas Eduardo – Cinegrafista e produtor