Entidade divulga todos os anos o levantamento através do IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal)
Estudo realizado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) abrangendo 5.240 municípios brasileiros revela que Bandeirantes está entre as prefeituras classificadas com boa situação fiscal. O levantamento refere-se ao ano de 2022 e leva em consideração 4 indicadores; capacidade de financiar a estrutura administrativa (autonomia financeira), gasto com pessoal, liquidez e investimento.
Bandeirantes atingiu pontuação de 0,71, em um índice que vai de 0 a 1, quanto mais próximo de 1 melhor é a situação fiscal do município. Em Mato Grosso do Sul 22 prefeituras encontram-se em situação fiscal difícil ou crítica, inclusive a capital Campo Grande. No país esse índice chega a 49,1%.
Para o prefeito Gustavo Sprotte o levantamento atesta o compromisso que a gestão tem com o equilíbrio financeiro do município. “Manter as contas públicas em dia é o que garante nossa capacidade de investimento e de honrar os compromissos da administração, além disso, faz com que possamos oferecer serviços de qualidade para a população, atendendo suas necessidades e fomentando o desenvolvimento”.
O estudo da Firjan prevê um cenário mais difícil para este ano, com a diminuição dos repasses para as prefeituras e de investimentos. Segundo a publicação é necessário que se discuta mudanças estruturais para garantir a capacidade financeira dos municípios que ainda ficam muito condicionados aos ciclos econômicos.
Ricardo Maia / Asscom