Conheça nossa representante na final do 2º Desafio das Merendeiras

Etapa estadual da competição promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, será na terça-feira (31), em Campo Grande

Por Camila Mortari e Natalie Malulei

Com panelas e aventais, as merendeiras possuem papel fundamental na vida escolar dos estudantes. E, para dar mais significado na importância dessa profissão e fomentar a agricultura familiar nas cidades, de julho a outubro, essas profissionais disputaram a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Ao todo, 24 municípios inscritos, pertencentes ao programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais, participaram da ação e, assim, foram selecionadas as melhores receitas que agora farão parte da grande final.

Os pratos foram confeccionados com itens da agricultura familiar e os três melhores serão escolhidos na noite da próxima terça-feira (31), no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, com transmissão ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.

O evento é organizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. No mesmo dia, pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, as participantes serão divididas em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras. Já no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação.

Dos profissionais que representam os municípios participantes da disputa, 10 deles são da região Norte de Mato Grosso do Sul: Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora.

Conheça nossa representante no Desafio:

Bandeirantes – Merendeira Maria Márcia Silva Santos com “Prato Colorido”

Para a merendeira ganhadora da etapa municipal de Bandeirantes, Maria Márcia Silva Santos, a expectativa para a etapa estadual é grande. “Eu gosto de desafio, é um aprendizado também. Você começa a fazer suas receitas e montar seus pratos, aí começa a expectativa: será que vai dar certo? Será que não vai? Será que vão gostar? Será que a gente chega pelo menos no quarto, ou terceiro lugar? Montei e fiz o prato colorido, com vários ingredientes, o arroz colorido com brócolis, com vagem. A carne moída com abobrinha, batata doce, banana. A salada de repolho roxo, repolho branco, pepino, tomate-cereja, manga, couve-flor, rúcula e alface. Tudo para deixar um prato bem interessante para a alimentação das crianças, bem colorido”, ressalta a merendeira.