Sebrae/MS e Prefeitura de Bandeirantes promoveram o evento, por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de auxiliar os pequenos negócios a adotarem medidas sustentáveis
O “Circuito de Energia Renovável”, promovido pelo Sebrae/MS e pela Prefeitura Municipal de Bandeirantes, foi realizado na noite dessa quarta-feira (25), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo da iniciativa, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, é proporcionar apoio aos pequenos negócios e produtores rurais na redução dos gastos com energia elétrica e na transição para práticas mais sustentáveis.
Na data, houve uma palestra que apresentou aos participantes estratégias que podem ser utilizadas para a redução de gastos com energia elétrica. Foram expostas alternativas que podem ser executadas sem custos iniciais, além de outras medidas que necessitam de algum tipo de investimento como a elaboração de um projeto para a geração de energia solar e o aluguel de energia oriunda de usinas fotovoltaicas. O encontro também contou com a participação de instituições financeiras locais que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Péres, o Circuito de Energia Renovável é muito importante para os munícipes. “Com a onda de calor que tivemos, houve uma alta de valores nas contas de energia elétrica e os empresários sentiram no bolso. Essa ação da Prefeitura de Bandeirantes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, junto com o Sebrae trouxe benefícios e soluções para a economia, além de contribuir para a preservação do meio ambiente já que é uma fonte de energia limpa e renovável”, avaliou o secretário.
Segundo o analista técnico do Sebrae/MS Vitor Gonçalves Faria, o evento vem para auxiliar os empreendedores a identificarem quais medidas podem ser tomadas, favorecendo individualmente as empresas, tanto na redução dos custos e melhoria nos ganhos futuros, quanto na inserção do empreendimento em políticas sustentáveis. “O Circuito de Energia Renovável, que ocorre dentro do Cidade Empreendedora, procura apoiar as empresas na redução dos custos de energia e gera outros benefícios também. No evento, há empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável. Os participantes assistem a palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens e desvantagens desse uso. Depois da apresentação, os empresários podem conversar com os expositores”, esclareceu Vitor.
Para quem participou da iniciativa, como o proprietário do escritório de contabilidade Futura Serviços Empresariais e da Pão Nosso Panificadora, contador Dici Freitas, o evento trouxe informações importantes para a implementação de alternativas sustentáveis. No caso do empreendedor, a iniciativa veio corroborar com as pesquisas que já estava fazendo, pois tem interesse em fazer um projeto para geração de energia. “Estou bem inteirado do assunto, então no meu caso o evento veio para reforçar e confirmar as informações que tenho. Contribuiu bastante e penso que para o público em geral também foi de grande importância”, disse o empresário.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com a Prefeitura Municipal que visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Sebrae