Reunião aprova propostas sobre segurança alimentar e nutricional para Bandeirantes

“Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade” foi o tema do debate entre os participantes

A Prefeitura de Bandeirantes realizou ontem (12) uma reunião ampliada sobre segurança alimentar e nutricional, o evento aconteceu no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e é uma das etapas do Conferência Nacional que vai acontecer no mês de dezembro em Brasília.

A reunião começou com a palestra da nutricionista Camila Mazzotti, conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, que fez uma exposição sobre o documento base da conferência. Depois os participantes foram divididos em grupos para debater e elaborar propostas que serão encaminhadas ao Poder Público municipal.

“Como que um país em que tudo que a gente planta dá, que já foi considerado o celeiro do mundo, tem superávit de safra todo ano, têm 33 milhões de pessoas passando fome? Como que a gente permite que isso aconteça?”. Para a nutricionista esse não é um problema de produção e sim de acesso da população ao alimento.

Outra questão abordada pela nutricionista refere-se a questão nutricional. “Obesidade, hipertensão e diabetes também são problemas sociais, e esses problemas provêm da nossa alimentação, de uma alimentação desbalanceada. Então se a gente não tiver comida de verdade no prato, não adianta ter comida, tem que ser de verdade, porque comida ultra processada, aquela que vem com sal, gordura e açúcar, também vai causar doença”.

Participaram da reunião os secretários de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Marcelo Abdo, de Assistência Social, Cristiane Miyasato, de Educação, Humberto Afonso e de Obras, Gestão Urbana e Habitação, Gelson Guimarães. Também estiveram presentes representantes dos associações dos assentamentos de Bandeirantes.

Para o prefeito Gustavo Sprotte esta é uma ótima oportunidade para se ouvir a população e todos os órgãos envolvidos nesta questão. “Vivemos em um país com muitas desigualdades e a pior delas com certeza é relacionada a alimentação, por isso, a importância da participação de todos para aprovarmos diretrizes e ações que fortaleçam a segurança nutricional em Bandeirantes”.

A presidente do assentamento Viva Vida, Valdirene Aparecida dos Santos, teve sua proposta incorporada ao documento final, “a nossa luta maior é que tenha o PAA municipal”. O PAA é o Programa de Aquisição de Alimentos desenvolvido pelo Governo Federal, ela defende que o programa seja desenvolvido também com recursos municipais.

Além das propostas foram eleitos 4 delegados que representarão Bandeirantes na Conferência Estadual que precede a fase nacional.

Confira abaixo as propostas aprovadas na reunião:

1. Destinação de 30% de recursos do Sistema Único de Assistência Social para compra de produtos da Agricultura Familiar.
2. Criação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal para atendimento das diversas políticas públicas (saúde, educação, assistência social, etc.)
3. Incentivo do poder público para estruturação e ampliação da agricultura familiar com foco na diversificação da produção, agricultura agroecológica e fornecimento de transporte adequado com estradas transitáveis e condições de armazenamento e distribuição dos produtos. Fornecendo ainda, infraestrutura e recursos humanos para fomento de feiras (com possibilidade de um ônibus para transportar a feira entre os bairros do município).
4. Aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
5. Criar a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN)
6. Criar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).
7. Viabilizar recursos destinados a ações do conselho nas três esferas.
8. Campanhas de divulgação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal.
9. Reuniões de conscientização e esclarecimento sobre alimentação saudável ao público em situação de vulnerabilidade.
10. Destinação de maior quantidade de recursos para a Assistência Social com vistas a Segurança Alimentar e Nutricional.

Fotos: Ricardo Maia